Institucional, Patrimônio Cultural | 29.05.18

Coleção José Roberto Sales está disponível online

A Fundação Cultural de Varginha disponibiliza, a partir desta terça-feira (29/05), os livros escritos pelo historiador José Roberto Sales, presidente da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC). O acesso pode ser feito por meio do menu “Patrimônio Cultural” e, em seguida, “Coleção José Roberto Sales”.

O Setor de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural realizou o inventário do conjunto das obras do historiador que tem por assunto a história de Varginha em seus mais variados aspectos. Surgiu, assim, a Coleção José Roberto Sales que integra o acervo de inventário de proteção do patrimônio cultural local.

Dentre as obras que podem ser acessadas online estão A Emancipação Político-Administrativa de Varginha (MG) 1882, Capelas e Igrejas Católicas de Varginha (MG) 1763-1913, À Outra Margem e Olivas Patton: Memórias de um sobrevivente da Guerra Civil Espanhola em Varginha (MG).

Sales é especialista em História e Construção Social do Brasil (Unincor, 2006), capacitado em Gestão e Desenvolvimento Cultural (Telemig, 2004), capacitado em Gestão de Documentos (Fundação João Pinheiro, 2001), especialista em Saúde Pública (Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, 1996), psicólogo clínico (PUC/MG, 1980), pedagogo (FAFI/Varginha, 1984) e presidente da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências em vários mandatos. A importância do conjunto da obra do varginhense foi reconhecida pela Library of Congress (USA) e National Library of Medicine (USA).

Para o diretor superintendente da Fundação Cultural, Leandro Acayaba, “são poucas as cidades que têm uma pessoa tão dedicada e competente trabalhando no resgate da história, como é o caso do José Roberto Sales em Varginha. Para nós da Fundação Cultural, é uma honra poder disponibilizar boa parte desta obra online, o que vai facilitar o acesso da sociedade ao nosso passado”.

Dentre as obras que podem ser acessadas online estão “A Emancipação Político-Administrativa de Varginha (MG) 1882”, “Capelas e Igrejas Católicas de Varginha (MG) 1763-1913”, “À Outra Margem” e “Olivas Patton: Memórias de um sobrevivente da Guerra Civil Espanhola em Varginha (MG)”.