Institucional | 12.08.16

Companhias de Folias de Reis encerram prestação de contas

cia-de-reis-sagrada-familia-2016No mês de dezembro de 2015, a Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural do município, entregou cheques no valor de R$2.500,00 para os responsáveis pelas 17 Companhias de Folias de Reis cadastradas no Sistema Municipal de Cultura.

A ajuda financeira foi concedida por intermédio de convênio celebrado entre as partes, visando o pagamento das despesas efetuadas com a aquisição de vestimentas típicas, instrumentos musicais, adornos, transporte na locomoção de membros e figurantes, específicos e necessários à apresentação das Companhias de Folia de Reis. As companhias beneficiadas com a iniciativa deveriam prestar contas dos recursos recebidos, através de notas fiscais.

Ontem, dia 11/08, foi realizada a última prestação de contas por parte das Cias. de Reis, encerrando-se assim o processo com êxito. A Fundação Cultural verificou, dessa maneira, que a iniciativa foi um sucesso. O auxílio permitiu que as Folias de Reis pudessem se organizar melhor para as apresentações e os responsáveis foram muito corretos na utilização da verba.

A preocupação em preservar os grupos de Reis fundamenta-se na real importância destes enquanto elementos caracterizadores da identidade religiosa e cultural de Varginha. Os saberes dos foliões de Reis, enquanto uma atividade tradicional e de identidade popular, estão entre os bens culturais imateriais. As folias apresentam-se como celebrações de costumes que transcendem as gerações. Além disso, em muitas localidades, festas culturais e religiosas se mostram como excelentes atrativos turísticos, o que poderia ser proveitoso para o desenvolvimento da cidade.