Agenda, Corredor Cultural, Feira Literária de Varginha | 09.06.16

Fundação Cultural lança programação da 2ª Feira Literária de Varginha

Logomarca Feira Literária de Varginha

Entre os dias 29 de junho e 02 de julho acontece a 2ª edição da Feira Literária de Varginha. Desta vez, o evento será no Corredor Cultural (trilhos da Antiga Estação Ferroviária). O projeto, que tem a realização da Fundação Cultural de Varginha, conta com a participação de escritores locais e convidados especiais. Durante a feira serão realizados lançamentos de livros, encontros com autores, shows musicais, apresentações de espetáculos teatrais, feira de livros a preços populares e recitais de poesias.

Para esta edição foi especialmente preparada uma tenda da arte, do lazer e da gastronomia que receberá o Projeto “Tá Pronto Gourmet” do Chef Ramon Damasceno, o Festival de Cervejas Artesanais do Hasta La Beer e a Cafeteria Doce Aroma, que foram sucesso na 3ª Feira de Economia Criativa. Na tenda haverá também o lançamento das delícias “Lá da Nega”, com mousses e alfajores e o chocolate quente do Moinho Sul Mineiro, para espantar o frio.

O Evento contará ainda com o lançamento de duas publicações pela Fundação Cultural de Varginha, sendo uma delas a coletânea de 10 contos de escritores Varginhenses, denominada “Nos Carris dos Contos” e a outra, uma obra resultante de extensa pesquisa sobre as Companhias de Reis da cidade, “No Caminho dos Reis, Patrimônio Cultural de Varginha”, da escritora Danisa Chaves, um resgate no qual está impressa a compreensão dos rituais, das simbologias e das crenças que permeiam as Companhias de Reis.

De acordo com o diretor superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Prof. Francisco Graça de Moura, “a FLIV visa fomentar o intercâmbio cultural, valorizar as produções literárias, incentivar os escritores locais, além de promover o gosto pela leitura.”

Segue abaixo a programação completa.

PROGRAMAÇÃO – 2ª FEIRA LITERÁRIA DE VARGINHA – FLIV 2016

 

DIA 29 DE JUNHO DE 2016 (QUARTA-FEIRA)

9h – Abertura Oficial pelo Exmo. Sr. Prefeito Municipal Dr. Antônio Silva e pelo Presidente da 2ª Feira Literária de Varginha – FLIV – Professor Francisco Graça de Moura.

9h30 – Apresentação dos homenageados da 2ª FLIV, escritor, poeta e acadêmico Dr. Adilson Marciano Rosa e a educadora humanista Mestre Lydia Maria Braga Foresti.

10h – Lançamento oficial dos livros editados especialmente para a 2ª FLIV pela Fundação Cultural de Varginha: “No Caminho de Reis – Patrimônio Cultural de Varginha”, de autoria da folclorista Danisa Chaves e “Nos Carris dos Contos”, coletânea de contistas varginhenses.

10h30 – Apresentação do Grupo “Vírus Poético” – “PalavraSolta”, recitando poemas e textos emblemáticos de poetas imortais e em caráter especial, um poema do homenageado, Dr. Adilson Marciano Rosa.

13h30 – Apresentação de talentos musicais e artísticos de alunos do Colégio Batista: Flauta –Hino a Alegria com a Professora Carol Carolo e Dança – Princesa Bailarina com a Professora Natália Wakao.

15h – Um Escritor e um Papo – Colóquio com o conceituado escritor André Luiz Cosme Ladeia, convidado especial da FLIV, abordando a obra de Carlos Drummond de Andrade. Mediado por Carina Adriele, professora do UNIS e Cyda Maria, professora da UNIFAL e o Prof. Francisco Graça de Moura.

20h – Apresentação Musical – J.Junior e Banda com MPB, autorais e grupos convidados.

DIA 30 DE JUNHO DE 2016 (QUINTA-FEIRA)

9h – Teatro – “Os Caras de Batata” com Lindon Lopes Conta Histórias: uma viagem pela literatura infantil onde dois bonecos de pano adquirem vida, dançam, cantam e contam histórias.

10h – Apresentação do Grupo “Vírus Poético” – “PalavraSolta”, recitando e apresentando poemas e textos emblemáticos de poetas imortais.

13h30 – Oficina Agenda Ambiental com apresentação de DVD e Livro do Instituto JOGUE LIMPO – “Releitura através de desenhos” com o Professor Rodrigo Naves.

15h – Teatro Infantil “Magia da Música” com a escritora Tina Coelho (Varginha). Apresentação do CAIC II – Professora Juliana do Ensino Infantil.

16h – Apresentação do Sarau de Poesia do CDCA – Centro do Desenvolvimento da Criança e Adolescente.

17h30 – Sarau Literário – “Encontro com os Escritores”.

20h – Quinta da Boa Música Especial.

DIA 01 DE JULHO DE 2016 (SEXTA-FEIRA)

9h – Teatro Infanto-juvenil – “O Casamento da Bruxa Lelé da Cuca” com Lindon Lopes e Marcos Misael. O espetáculo mostra através de brincadeiras a importância da amizade, respeito, dedicação, perdão e o companheirismo entre os amigos.

10h – Conversa com o historiador e presidente da AVLAC José Roberto Sales – História de Varginha.

14h – Teatro Infanto-juvenil – “A Energizante Pensão da Bruxolinda” com Adriana Galo. Na história uma bruxa monta uma pensão em seu castelo! Será que foi uma boa ideia?

15h – Oficina “Consciência Coletiva” – Exibição do Curta Metragem “AKATU”, releitura e criação de micro edição de livros.

16h – Contação de Histórias e pintura de rosto com o CDCA – Centro do Desenvolvimento da Criança e Adolescente.

20h – Coral “Raízes do Futuro”, composto pelos reeducandos de Varginha – Regência do Maestro Elias de Brito Pereira.

DIA 02 DE JULHO DE 2016 (SÁBADO)

9h – Apresentação do saxofonista Airton Aranha e convidados.

10h – Entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso PoesiaPost – Concurso Virtual elaborado pela Casa Da Cultura de Varginha. Apoio Embapel, Eri Churrascaria e GF Supermercados.

11h – Feijoada com Samba, com o Chef Ramon Damasceno e show da Bateria Nota 10, sob o comando do Mestre Dudu da Bateria.

Tendas das Livrarias

Stock Livros

Livraria Nova Opção

Participação Especial do Projeto “Ponto do Livro”

Varal de Poesias

Momento de Autógrafos “Nos Carris dos Contos” e “No Caminho de Reis”

Artesanato com Izabela Proença

Tendas da Arte, do Lazer e da Gastronomia

Culinária Criativa – Projeto “Tá Pronto Gourmet” com o Chef Ramon Damasceno

Festival de Cervejas Artesanais com Hasta La Beer

Chocolate Quente do Moinho Sul Mineiro

Mousses e Alfajores “Lá da Nega”

Cafeteria Doce Aroma

 

Relação dos Escritores

Ana Márcia de Melo (EU E AS FLORES DE MAIO e UM VOO PARA PARIS)

Marco Antônio Sales (TATUAGENS)

Paulo Rodrigues (Ti -Polim) (CAMINHO FANTÁSTICO DA LEITURA, NA ERA DOS DINOSSAUROS, OS GUARDIÕES DA NATUREZA, OS AMIGUINHOS DO CAMPO)

Leonardo Beltrão (A FESTA DO ADEUS, #UMLAMBEPORDIA)

Expedito Gonçalves Dias (VERSOS INQUIETOS, NA ABA DA LUA)

Elisete Vieira (DEVANEIOS2, SOMBRAS MORTAS)

Tina Coelho

Milton Resende

Carmem Vieira Brandão

Vicente de Paula Barbosa Pinto (66 CORDÉIS)

Arlete de Fátima Klens (O MELHOR DE MIM, POESIAS ESCOLHIDAS VOL II, FLUPP BRASIL NOVOS AUTORES, JANELA INDISCRETA, PEDAÇOS DE MIM, JANELA INDISCRETA)

Sedinei Sales Rocha (LAMA VERMELHA, TRILHAS DE SANGUE, O MENINO QUE AMAVA LIVROS)

Aparecida Varela Silva (APRISIONADAS, CORPOS NA HORIZONTAL)

Francisco Romanelli

Willes S. Geaquinto

Arlindo Cruz

Rita de Cássia Maçaneiro

Marinho da Mata

Luiz Gustavo V. Nogueira

Maria Oliveira

Lucas Alvim Tomaz

André Luiz Cosme Ladeia

Glauber Vieira Ferreira (MOSAICOS)

AVLAC