Agenda, Casa da Cultura, Museu, Patrimônio Cultural | 18.09.17

Museu Municipal abre nova exposição na Sala Nico Vidal

Hoje, dia 18, o Museu Municipal de Varginha deu início à “2ª exposição da Sala Nico Vidal”, que mostra 100 fotografias de Varginha do final do século XIX e XX. A exposição integra a programação da 11ª Primavera dos MUSEUS promovida pelo IBRAM. De acordo com o diretor do Museu, Lindon Lopes, diversas outras ações serão desenvolvidas ao longo da Primavera, que esse ano tem como tema “Museus e suas Memórias”.

Dentro da mostra é possível observar diversos ângulos da cidade, seus casarios, personalidades e anônimos que habitavam a cidade. Entre os retratados estão a famosa Miss Brasil Marta Rocha, que obteve o segundo lugar no Miss Universo, em sua visita ao Clube de Varginha na década de 1950; uma foto única do Joaquim Paraguai que lutou na Guerra do Paraguai; orquestras que animavam os bailes da cidade; a visita do ex-presidente- Juscelino Kubitschek e várias outras imagens históricas importantes.


A exposição traz ao público os “carte de visite” – uma coleção do acervo que mostra pequenas fotografias coladas em cartões muito utilizadas no final do século XIX e XX. São peças de grande importância para o acervo museal, pois tratam-se de imagens desde 1878 cujo fotógrafos eram nomes marcantes, que passaram temporadas em Varginha para fotografar as pessoas que tinham um poder aquisitivo maior para tal. Alguns desses primeiros profissionais foram nomeados pelo imperador D.Pedro II como Fotógrafos da Casa Imperial.


Para o Superintendente da Fundação Cultural, Leandro Rabelo Acayaba de Resende: “Esse resgate fotográfico é parte fundamental da nossa administração. É através de exposições como esta que podemos, ao lançar os olhos para o passado, nos reconhecer como cidadãos conscientes da responsabilidade que existe em se preservar documentos que contam a nossa história”. 


A exposição permanecerá no Museu até o final do ano e tem como curador e pesquisador Cláudio H. Martins.