Museu Municipal | 30.10.18

Museu Municipal recebe exposição “Cemig nas Comunidades”, do fotógrafo Euler Jr

O Museu Municipal de Varginha recebe, nesta semana, a Exposição “Cemig nas Comunidades”, do fotógrafo Euler Júnior. O evento de inauguração realizado nesta segunda-feira (29) contou com a presença de empregados da empresa, autoridades do município e convidados. A exposição permanece em Varginha até o dia 31 de outubro e estará aberta à visitação públicas das 07 às 11h e das 13 às 17h.

O Presidente da Câmara Municipal de Varginha, vereador Leonardo Ciacci, destacou a importância da iniciativa da Cemig. “Ao ver estes registros fotográficos, lembrei-me de minha infância na comunidade dos Bertoldos, quando ainda não tínhamos acesso à energia elétrica. Com a chegada da energia elétrica, a comunidade se desenvolveu. Documentar estes momentos é fundamental para lembrarmos da importância do trabalho realizado pelos empregados da Cemig em prol da melhoria da qualidade de vida dos mineiros.”

O vice-prefeito Verdi Lúcio Melo ressaltou a importância da empresa para o desenvolvimento dos municípios. “A Cemig tem um papel de extrema relevância em nosso Estado, e nestas fotos podemos ver seu alcance social, levando inclusão social e cidadania às comunidades beneficiadas pela regularização do fornecimento da energia elétrica.”

Segundo a agente de relacionamento da Cemig, Maria de Fátima Fernandes Valias, ao visitar a exposição as pessoas terão a oportunidade de captar, através da sensibilidade do fotógrafo Euler Junior, o exato momento em que a energia transforma a vida das pessoas. “A energia elétrica facilita o acesso à saúde, educação, trabalho, lazer. Estas fotos nos trazem um novo olhar sobre a sua importância em nossas vidas”.

Exposição “Cemig nas Comunidades”

Em 2018, um antigo sonho dos moradores das comunidades Irmã Dorothy e Camilo Torres, localizadas na região do Barreiro, em Belo Horizonte, e do Bairro Élisson Prieto, antigo assentamento do Glória, em Uberlândia, foi realizado: a população desses locais recebeu, da Cemig, a regularização do fornecimento de energia elétrica, com a construção da rede e a ligação da luz para 350 moradias.

O fotógrafo Euler Jr. acompanhou várias etapas dos trabalhos de construção da rede elétrica e registrou a emoção das pessoas ao receber, pela primeira vez, luz elétrica de forma regular. “Andar à noite com segurança, estudar a qualquer hora e utilizar aparelhos eletroeletrônicos sem risco de acidentes. Até pouco tempo, esse era apenas um sonho para centenas de moradores dessas comunidades. Então, eu procurei registrar a satisfação das pessoas em finalmente poder utilizar uma energia elétrica de forma regular e com qualidade, como deve ser”, afirma o fotógrafo.

Além da rede elétrica, a Cemig beneficiou as famílias com a doação de padrões, a substituição de lâmpadas de LED e de equipamentos que consomem muita energia, como chuveiro e geladeira, por outros mais econômicos.

“Em todas as ligações que temos realizado, o sentimento é de missão cumprida, levando o nome, a imagem e reputação da empresa aos mais necessitados e carentes de nosso estado. Estamos elevando a autoestima e criando um ambiente de vida melhor em todos os aspectos”, relata o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo.

Texto: Fátima Valias – Cemig