PEC do bairro Jardim Estrela recebe teatro infantil e oficina de artesanato

A Fundação Cultural de Varginha retomou esta semana as atividades desenvolvidas na Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), no bairro Jardim Estrela. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), as ações foram voltadas para a conscientização ambiental e reciclagem de materiais.

Na terça-feira (04/06), a artesã Maria Bernadete Alegro ministrou uma oficina gratuita de artesanato para as moradoras dos bairros próximos à PEC. As participantes utilizaram materiais recicláveis para confeccionar lindas peças e que podem servir como fonte de renda.

Já na quarta-feira (05/06), mais de 100 crianças da E.E. Professor Antônio Corrêa de Carvalho assistiram a peça “Teleco e Popoca – Em Defesa da Natureza”. Elas se divertiram e aprenderam mais sobre a poluição das águas, a questão da reciclagem do lixo e cuidados com o desperdício do consumo de água. “É muito bonito ver as crianças brincando, aprendendo e se divertindo com um tema tão importante quanto esse tema que nós debatemos aqui hoje”, afirmou o ator Augusto Oliveira.

 

 

De acordo com o diretor do espetáculo, Marcos Misael, “a consciência ecológica tem que começar desde a pré-escola. É muito importante fazermos este trabalho, porque as crianças são o futuro do país e do mundo”. Para isso, a peça traz figurinos lúdicos e divertidos dos personagens feitos materiais inusitados como caixas de leite, sucos, uma infinidade de embalagens e outros objetos facilmente reconhecíveis pelas crianças, que completam o entendimento do conteúdo e o impacto da história.

O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, as atividades na PEC não param por aí. “Estamos cumprindo o Plano de Governo do prefeito Antônio Silva, que é descentralizar as ações artísticas e culturais e levá-las para os bairros. A nossa equipe já está planejando uma série de novas atividades, que levarão muito conhecimento e lazer para a comunidade”, disse Lindon Lopes.

O espetáculo, que contou com a direção de Marcos Misael, é encenado pelos atores Augusto Oliveira, Maria Eduarda Carmácio e a participação especial de Igor Carmácio da Cruz e Brenda Luiz Arcângelo. “Eles aprenderam tudo o que precisavam para não poluir o meio ambiente. Foi uma peça muito interessante, que há muito tempo que a gente não via”, relatou a supervisora pedagógica Natali Nascimento.

A ação educativa fez parte do projeto Manutenção das Atividades Culturais 2019, que é executado pela Associação Artística Janett Finatti. A iniciativa é viabilizada pela Prefeitura de Varginha e Fundação Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da Unimed e da Labsul.

Confira mais fotos em facebook.com/fundacaoculturaldevarginha.