Prefeitura de Varginha destina recursos para manutenção das Companhias de Folia de Reis

O vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo e o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, fizeram a entrega do auxílio financeiro para o custeio das despesas das Companhias de Folia de Reis em uma cerimônia que aconteceu na noite de quarta-feira (29/05) no Museu Municipal, com a presença dos embaixadores de todas as companhias. As que foram contempladas são cadastradas no Sistema Municipal de Cultura e integram o Programa Estruturante de Resgate do Patrimônio Cultural Imaterial de Varginha.

De acordo com Vérdi Melo, “cumprimos mais um compromisso com as Companhias de Reis de Varginha, entregando a cada uma um auxílio financeiro para o custeio das apresentações por ocasião do Dia dos Santos Reis. As companhias fizeram uma belíssima apresentação na missa celebrada na Igreja Matriz pelo Padre Rafael e, posteriormente, na Concha Acústica, marcando a fé de nosso povo e vivendo uma tradição da nossa cidade. Parabéns a todas as Companhias de Reis por fazerem parte da história de Varginha”.

A contribuição financeira concedida pela Fundação Cultural ao Instituto Cultural Artetude por meio da Lei nº 6.559/2019 deverá ser utilizada para pagamento das despesas com aquisição de vestimentas típicas, instrumentos musicais, adornos, transporte na locomoção dos membros e figurantes entre outros próprios, específicos e necessários à sua apresentação, bem como no pagamento das despesas administrativas e contábeis.

Para Lindon Lopes, este auxílio é muito importante para a manutenção desta tradição centenária que acontece em Varginha. “Do Natal até o Dia de Reis, estas companhias levam a fé para centenas de famílias e também em entidades de nossa cidade. Eles percorrem a cidade toda e este auxílio concedido por nós da Prefeitura e da Fundação é uma forma de incentivar que esta tradição tão bonita não se perca”, ressalta o diretor-superintendente.