Agenda, Feira Literária de Varginha, Quinta da Boa Música, Theatro Capitólio | 29.09.17

Quinta da Boa Música especial recebe a Orquestra de Câmara OPUS de BH junto da 3ª Feira Literária

O Concerto será no Capitólio com entrada franca e no programa Clássicos do Rock nacional e internacional

A Fundação Cultural de Varginha confirma a realização da 285ª edição especial do Projeto Quinta da Boa Música, com um Concerto inédito com a renomada Orquestra de Câmara OPUS de BH, no dia 5/10, quinta, às 20h, no Theatro Municipal Capitólio. O Concerto integra a programação da 3ª Feira Literária de Varginha, que estará acontecendo no mesmo local entre 4 a 6 de outubro.  A entrada será franca através da retirada antecipada de ingressos no próprio Capitólio.

Para o Maestro Leonardo Cunha, Regente Titular da Orquestra, Varginha receberá um programa mais que especial. “Já realizamos alguns Concertos na cidade e sempre tivemos grande receptividade e aceitação geral do público. E neste ano preparamos um repertório que, sem dúvida, vai aquecer o público com Clássicos do Rock nacional e internacional como Queen, Rush, Elvis Presley, Beatles, Eric Clapton, Van Halen, Led Zeppelin, Deep Purple, Gun’s N Roses, Yes, The Doors, Scorpions, Eagles, ACDC, Legião Urbana, Paralamas, Tianastácia e Raul Seixas”, afirma com entusiasmo Leo Cunha.

Já Leandro Acayaba, Diretor Superintendente da Fundação Cultural, comenta que o Concerto será sem dúvida um dos pontos altos da programação cultural da 3ª Feira Literária. “Procuramos diversificar as atividades no sentido de atingir um maior número de público. Além da presença dos escritores teremos diversas atividades artísticas no palco como palestras, lançamento de livros, teatro infantil, bandas, Roda de Samba, Chorinho, exibição de filmes e a presença do compositor Toninho Horta e muito mais. Já a Orquestra OPUS de BH sem dúvida será um ponto marcante do evento, pois preparam um riquíssimo e inédito repertório que vai mostrar temas e canções marcantes da história do Rock clássico”, comenta Leandro.

A Orquestra:

A Orquestra de Câmara OPUS foi formada em Outubro de 2006 e atualmente é composta por 15 músicos entre cordas e sopros. A OPUS tem a proposta de popularizar a música orquestral e erudita e aproximar a música popular do arranjo clássico. O repertório da OPUS é voltado para a música brasileira. As apresentações da orquestra envolvem execuções de obras de Compositores eruditos e arranjos exclusivos da música popular brasileira e outros estilos especiais como o Rock ’n Roll.

Desde 2006, a orquestra de Câmara OPUS apresenta o projeto “Orquestrando Brasil” realizando apresentações em mais de 60 cidades de seis estados brasileiros com o patrocínio da TRACBEL, VOLVO e CEMIG através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2007, este projeto resultou na gravação de um CD cujo repertório foi escolhido a partir das músicas de maior identificação do público nas apresentações da orquestra.

A partir do lançamento do CD “Orquestrando Brasil”, a Orquestra de Câmara OPUS foi convidada a apresentar-se fora do país, alcançando projeção internacional. Em 2011 OPUS realizou 4 concertos no Peru – Lima e Cuzco – e também na Europa em 2012, com 4 concertos na Alemanha – Munique, Potsdam e Berlim – e França – Paris. As apresentações levaram um pouco do trabalho da Orquestra para outros países e culturas, representando com orgulho a beleza e riqueza da cultura brasileira.

A Orquestra OPUS teve a alegria de se apresentar com inúmeros artistas convidados como: Derico Sciotti (Saxofonista do Programa do Jô), Ulla Benz (violino/Alemanha), Jasmin Gottstein (flauta/Alemanha), Márcio Carneiro (Violoncelo/Suíça), Knut Andreas (maestro/Alemanha), Jitka Hosprová (viola/República Tcheca), Fafá de Belém, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Guilherme Arantes, Maria Gadú, Sandra de Sá, Tunai. Daniela Mercury, Ana Carolina e Nando Reis.

Em Varginha o Concerto tem o patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Tracbel, apoio da Prefeitura de Varginha por meio da Fundação Cultural, EPTV Sul de Minas, produção da Mais Arte e a realização do Ministério da Cultura.

Maiores informações pelo telefone (35) 3690 2700

Informações e detalhes da Feira Literária no site: varginhacultural.com.br

Links e fotos da orquestra: https://www.facebook.com/pg/OrquestraOpus/photos/?tab=album&album_id=1228839123803032