5º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira – Regional Sul é sucesso em Varginha

Na última quinta-feira (23/03), Varginha, cidade integrante da IGR Encantos de Minas, recebeu o 5º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira – Regional Sul. Com uma rica e diversificada programação, o evento foi sucesso e reuniu instituições, autoridades e pessoas comprometidas em defender a gastronomia, a cozinha mineira e o turismo.

A palestra “Queijo com Empreendedorismo: uma harmonização que deu certo”, foi apresentada pelo fundador do Queijo D’Alagoa-MG, Osvaldo Filho. O empresário compartilhou um pouco da sua história e como ele empreende no Brasil, vendendo queijos artesanais pela internet e entregando para todo o Brasil. Osvaldinho já recebeu diversos prêmios e medalhas, é idealizador do Festival do Queijo e Queijeiro de Alagoa, palestrante em eventos do setor lácteo para grandes empresas, bem como em importantes festivais da gastronomia e instituições de ensino, é colunista do Portal do Queijo e do Guialat, integra as comissões do queijo artesanal da FAEMG e do queijo artesanal e outros derivados lácteos da Abraleite.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Sul de Minas e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV), André Yuki, Varginha sediou um dos eventos mais expressivo e importantes da gastronomia mineira. “A 5ª edição trouxe palestrantes de grande bagagem profissional, como o Osvaldinho Filho, do Queijo D’Alagoa, considerado um dos melhores queijos do mundo; o renomado Chef Caio Soter, que falou da nova gastronomia mineira e grandes cases sobre o café, a gastronomia, o turismo rural e eventos”, enfatizou André Yuki.

O primeiro painel “Gastronomia – Café Especial” contou com a participação dos representantes do Pé da Serra Experience, Café Campo Místico de Bueno Brandão e Fazenda dos Tachos de Varginha, e foi mediado pelo coordenador da FGM, Edson Puiati.

De acordo com o Chef Edson Puiati, Varginha sediou um dos melhores encontros. “Estamos crescendo e evoluindo, e os circuitos estão se integrando mais. O objetivo da FGM é criar essa rede entre os circuitos na valorização da cultura alimentar local, juntamente com o poder público. Os encontros provocam um trabalho de rede de boas práticas, já realizadas em municípios que estão mais avançados, além da troca de experiências, conteúdos e conhecimentos, tudo em prol do desenvolvimento local e o crescimento do turismo e da gastronomia no nosso estado”, explicou Puiati.

O segundo painel “Cozinhas de Minas – Identidades” contou com a presença dos representantes do Pé-de-moleque de Piranguinho, Virado de Frango de Andradas e Cachaça João Mendes de Perdões.

De acordo com o mediador do painel e coordenador da FGM – Regional Sul, Rafael Huhn, o encontro foi espetacular e uma virada de chave para um momento fundamental para o desenvolvimento do turismo gastronômico, da gastronomia e da cozinha mineira no Sul de Minas.

“Estamos vindo de uma caminhada já de um ano, construindo as ferramentas para a construção da Regional Sul da FGM. Fizemos quatro edições, passamos por cidades importantes e estratégicas como Poços de Caldas, Pouso Alegre, Monte Sião e Guaxupé, e o evento de Varginha demonstrou a consolidação do trabalho que estamos realizando. Pelo ponto de vista das relações institucionais e parcerias, a quantidade de instituições importantes que estiveram juntas na construção dessa programação e também por conta da programação mais afinada, tanto dos cases, como das palestras”, ressaltou Rafael.

Ainda segundo o gestor do Circuito Turístico – Caminhos Gerais, essa foi uma oportunidade de grande troca de experiências e das pessoas da região conhecerem o Sul de Minas. “Varginha está de parabéns! Foi um momento espetacular e tenho certeza absoluta que o próximo evento em maio, em Gonçalves, está nivelado e vamos para cima e para frente, defendendo Minas Gerais”, comemorou Rafael.

O painel “Turismo Gastronômico e Turismo de Experiências” contou com a presença dos representantes do Campo Belo Gastronomia, 3º Festival Gastronômico Sabores das Montanhas Cafeeiras e Cerveja Artesanal Vulcânica de Poços de Caldas, e foi mediado pelo presidente da IGR Encantos de Minas e secretário de Turismo e Cultura de Três Pontas, Alex Tiso.

Segundo Alex Tiso, foi um prazer enorme estar com os demais companheiros e entidades do setor envolvido, e todas as pessoas que estão voltadas para o turismo gastronômico, para a cozinha e a gastronomia mineira, preocupados em cada dia mais ofertar um produto mineiro típico e de qualidade, que tanto se propaga por esse Brasil.

“23 de março de 2023, um dia que ficará marcado para a nossa região, especialmente para as IGRs envolvidas no 5º Encontro da FGM. Hoje, Minas Gerais é o segundo destino mais procurado em todo o país e não é por acaso! Aqui temos os melhores destinos turísticos, os melhores patrimônios, a melhor cultura e a melhor cozinha, que servem de exemplo para tantos outros estados, e agora a cada dia mais, avançando o mundo a fora. Meu muito obrigado a FGM e aos parceiros que estiveram conosco nesse dia que foi tão importante e produtivo”, agradeceu o mediador do painel.

A última palestra do encontro “A Nova Cozinha Mineira” foi apresentada pelo Chef Caio Soter, que em 2019 assumiu a chefia do Alma Chef, um dos principais restaurantes da capital mineira e que começou a desenvolver um trabalho autoral, baseado na cozinha mineira tradicional, com ingredientes regionais e dando sempre a preferência para os produtores locais. Caio está entre os 100 melhores chefes pela Revista Exame, foi premiado como chef revelação de Belo Horizonte, participou de importantes eventos gastronômicos do país e em 2020 foi convidado a participar do reality de gastronomia da Globo, Mestre do Sabor.

O evento foi finalizado com um grande jantar de confraternização na Água Doce Cachaçaria, e contou com a participação da Chef da casa, Mariza Balbino e do Chef Executivo do Senac, Luciano Avellar, que prepararam um spätzle com cebola dourada, ragu de carne e ar de café especial.

“Um agradecimento a todos os envolvidos, patrocinadores, parceiros, à equipe da Abrasel, executada pela competente diretora-executiva, Ana Luísa Alves, à Prefeitura Municipal de Varginha, à Facetur, FBHA, Fecomércio, sindicatos patronais, Sesc/Senac, Sebrae, Setur, às IGR’s Circuito Turístico Caminhos Gerais e Região Encanto de Minas, à imprensa e ao público, que vieram prestigiar o evento. Agora vamos aguardar o 2º Encontro do Trilhas em Três Pontas, o Festival Cultural e Gastronômico do Sul de Minas em Pouso Alegre e o 6º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira em Gonçalves”, concluiu o presidente da Abrasel Sul de Minas e do SEHAV, André Yuki.

DEPOIMENTOS AUTORIDADES

O deputado estadual, Professor Cleiton, parabenizou a FGM e a Abrasel, em nome de todas as entidades que participaram diretamente da organização desse evento histórico e tão importante de valorização da cultura mineira. “Valorizar a gastronomia é valorizar a cultura mineira e aquilo que temos de mais precioso! Estamos lutando para transformar a gastronomia mineira em um patrimônio mundial, com reconhecimento pela Unesco, algo que em breve vai acontecer. Um evento como esse também fomenta o turismo e faz com que tenhamos projetos que visam melhorar a economia, a empregabilidade, a renda e o empreendedorismo. Minhas felicitações e minha referência à Abrasel e a FGM, como presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa”, ressaltou Prof. Cleiton.

O prefeito municipal de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, parabenizou e agradeceu aos organizadores, que fizeram um evento diferenciado. “Além de proporcionar um diagnóstico com excelente conteúdo sobre a gastronomia mineira, o encontro mostrou a importância do setor na geração de empregos, renda e entretenimento no aquecimento da nossa economia”, enfatizou Vérdi.

A secretária municipal de Turismo e Comércio de Varginha, Rosana Aparecida Carvalho, também parabenizou aos envolvidos e afirmou que o evento foi uma grande oportunidade de conhecer as experiências de sucesso que envolvem a gastronomia mineira e um pouco mais da cultura e tradição que permeiam esse ramo do turismo, que tem crescido muito em Minas Gerais e que fomenta a economia de muitos municípios.

O presidente da Câmara de Vereadores de Varginha, Apoliano do Projeto Dom, ressaltou que foi uma honra Varginha sediar um evento de tamanha importância. “Demonstra que nossa cidade é polo em vários aspectos e não poderia deixar de ser na área da gastronomia. Esperamos que muitos empreendedores tenham aproveitado o riquíssimo conteúdo apresentado no encontro e que possam transformar o conhecimento adquirido em mais motivação ainda para fortalecermos cada vez mais o setor”, disse.

O diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Marco Aurélio da Costa Benfica esteve presente no evento, juntamente com sua equipe, Danielle Guimarães e Eliana Costa. “Gostaria de parabenizar todos os organizadores, em especial ao presidente da Abrasel Sul de Minas e do SEHAV, André Yuki, pela realização deste evento. Foi um momento muito importante para discutirmos esses aspectos relacionados à cultura e turismo, reunindo dezenas de pessoas de toda região na nossa cidade”, enfatizou.

O vice-presidente da Fecomércio Minas, Aureliano Zanon, agradeceu ao André Yuki e a todos que contribuíram para que o evento pudesse acontecer. “Além de uma programação repleta de informações relevantes a todos que atuam direta ou indiretamente na área da gastronomia, o evento ainda despertou novos olhare e interesses, além de chamar a atenção das autoridades de Varginha e região para a implementação de políticas e ações para oportunizarem as melhores experiências a todos presentes, e ainda para o fortalecimento do comércio local”, ressaltou.

O diretor do Sebrae Regional Sul de Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira, agradeceu a parceria da Abrasel por esse brilhante encontro com várias capacitações, palestras e um seminário muito interessante que visa o fortalecimento do setor da gastronomia da região. “Gostaria de deixar as portas do Sebrae abertas para fazermos esse trabalho em conjunto, forte, pensando no desenvolvimento do segmento, que muito contribui para o turismo e para a sociedade”, afirmou.

A diretora-executiva da Abrasel Minas Gerais, Adriana Queiroga, afirmou que o encontro foi um sucesso. “O que faz uma grande diferença é a parceria entre as entidades, como por exemplo a Abrasel, a FGM – Regional Sul e as IGR’s. Essa conexão na busca de trazer informação, conexão e relacionamento para a cadeia produtiva do setor é importantíssima. Foram momentos maravilhosos, palestras importantes e um aprendizado muito rico. Ficamos felizes por esse resultado e torcemos para que em outras regiões a gente consiga unir as entidades para trazer coisa boa para o setor. Esse é o nosso papel, buscar um Brasil mais fácil de se empreender e melhor para se viver”, explicou.

A presidente da Abrasel Zona da Mata, Francele Galil, disse que o evento trouxe uma reciclagem para todos. “Sou empresária do setor de Alimentação Fora do Lar e presidente da Abrasel e afirmo que foi magnífico e 100% positivo. Muito conhecimento na questão da importância dos pequenos produtores, bem como seus cuidados e zelos no processo de manipulação da produção desses insumos, até chegar na mesa do consumidor. Foi gratificante conhecer tudo com mais detalhes e o networking com os profissionais do setor e prestadores do serviço foi extremamente importante. Muito particularmente, aquilo que estava procurando há muito tempo, acabei encontrando em dois profissionais, que ajudaram a dar um norte maior naquilo que eu precisava, no caso da captação de recursos. Que venham mais eventos dessa mesma proporção e grandiosidade, para que possamos estar cada vez mais conectados e facilitando o dia a dia para aqueles que estão à frente dos seus negócios, bem como na presidência da Abrasel, porque todo esse networking só tem um resultado final: crescimento”, concluiu.

Fonte: Ana Luísa Alves / Assessora de Imprensa da Abrasel Sul de Minas.