1. Onde se encontra o Museu?
O Museu Municipal de Varginha está localizado em Varginha MG, à Praça Governador Benedito Valadares, 141 – centro.
Telefones para contato: 3690.2716 ou 3690.2706

2. Quem são os responsáveis pela entidade?
Anny Meiry Albinati Ramos (Museu Municipal de Varginha),
Professor Francisco Graça de Moura (Superintendente da Fundação Cultural de Varginha),
Antônio Silva (Prefeito Municipal de Varginha)

3. De que constitui o acervo do Museu?
O acervo hoje, composto por discos, moedas, utensílios domésticos, documentos, fotografias, aparelhos eletro – eletrônicos e outros, conta com mais de 7 mil peças. Arquivos sobre a imagem e o som, no primeiro andar, mostra através de fitas de vídeo, áudio, fotografias, livros, jornais e impressos, a preciosidade de nossa história.

4. Que tipo de público tem visitado o Museu?
Recebemos muitos alunos, adolescentes e idosos. De várias partes do Brasil e do exterior. Trata-se de um público que anseia conhecer a história dos objetos, onde eram utilizados e também
sobre Varginha, suas curiosidades, fotografias e documentos.

5. Qual é a relação do Museu com entidades de ensino como escolas e universidades?
Somos muito procurados para auxiliarmos em projetos de pesquisa histórica e publicações de livros. E vários frutos foram colhidos dessas parcerias.Como dossiês da história econômica do sul de Minas, sobre a gripe espanhola, catalogação de acervos, cursos de capacitação e
restauração e tantos outros.

5. Qual é a relação do Museu com a Prefeitura de Varginha e/ou alguma entidade mantenedora?
O Museu é mantido pela Fundação Cultural de Varginha, autarquia municipal. A Fundação Cultural é também mantenedora dos órgãos: Radio Melodia, TV Princesa, COPAC (Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural) e Teatro Municipal Capitólio .

6. A entrada ao Museu é cobrada?
É gratuita.

7. Em que horários o público pode visitar o Museu?
De segunda a sexta de 8h as 18h..

8. O Museu exibe exposições temporárias?
Desde a sua inauguração, realizamos 30 exposições temáticas históricas e lúdicas com permanência de pelo menos seis meses..

9. Quem faz parte da equipe do Museu?

Anny Meiry Albinati Ramos – Diretora

Danielle Valle – Historiadora