Institucional, Patrimônio Cultural | 27.11.17

Setor de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Varginha divulga lista de bens inventariados

O Inventário constitui-se em um dos instrumentos de preservação do patrimônio cultural do Município que tem por objetivo preservar, como patrimônio cultural, imóveis de valor histórico, arquitetônico, urbanístico, ambiental, simbólico, manifestações culturais e também aqueles bens de valor afetivo para a população. Além de ser um instrumento fundamental para o desenvolvimento da prática de preservação pelo Município, subsidiando o planejamento da cidade.

Por meio do inventário é possível identificar as referências culturais e, consequentemente, documentá-las. A importância da documentação das referências culturais pode ser verificada de diversas maneiras: enquanto preservação da memória de determinadas práticas culturais; como forma de reconhecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo; como produção de conhecimento para as futuras gerações; divulgação da diversidade cultural; e, inclusive para a proposição de políticas públicas.

Os resultados desses trabalhos de investigação são cadastrados em fichas, pelo Núcleo de Patrimônio Histórico da Fundação, onde há a descrição sucinta do bem inventariado, constando informações básicas quanto a sua importância, histórico, características gerais e estados de conservação e preservação; acompanhadas de fotografias, mapas ou vídeos.

Além de mapear os bens de relevância cultural para o município, o Núcleo de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Varginha, realiza um trabalho de caráter permanente, que mantém atualizado o conhecimento sobre os espaços,

manifestações culturais e edificações com interesse para preservação, bem como o perfil arquitetônico e urbanístico de cada bairro da cidade.

O inventário da área urbana do município foi concluído em 2016.Entetranto, o Museu Municipal de Varginha recebeu, em 2017, um acervo de fotografias riquíssimo, doado pela Família Nico Vidal, sobre a evolução histórico-política, religiosa e sócio-cultural do município, que merece ser preservado. Atualmente, a zona rural começou a ser estudada para proteção e preservação. Foram inventariados 3 (três) exemplares que integram a arquitetura rural do século XIX do município de Varginha, bem como 2 (dois) bens móveis pertencentes aos bens imóveis estudados.

Com o objetivo de promover o patrimônio cultural local, o Portal da Fundação Cultural de Varginha atua como um importante instrumento de conscientização e intercâmbio de informações, a partir da divulgação da nossa diversidade cultural, incentivando a valorização dos acervos, a promoção de processos educativos e as ações de salvaguarda.

 

PATRIMÔNIO INVENTARIADO PELO MUNICÍPIO | EXERCÍCIO 2019

 

 

ÁREA III – ZONA RURAL

 

Denominação Endereço Categoria Ano de Inventário
214 Fazenda Barra do Palmela BR 491, Km 15 BI 2017
215 Fazenda das Posses Estrada Varginha Vinte, Km 8 BI 2017
216 Capela da Fazenda dos Tachos Acesso: 17 Km do centro da cidade BI 2017
217 Retábulo da Capela da Fazenda da Figueira Acesso: 3 Km do centro da cidade BM 2017
218 Genuflexório Acesso: 3 Km do centro da cidade BM 2017

 

 

 

ÁREA I – CENTRAL ANTIGA

 

Denominação Endereço Categoria Ano de Inventário
219 Coleção de Fotografias Nico Vidal Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro FA 2017

 

 

LEGENDA:

BI – BENS IMÓVEIS

BM – BENS MÓVEIS E BENS INTEGRADOS

FA – FONTES ARQUIVÍSTICAS