Setor de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Varginha divulga lista de bens inventariados
O Inventário constitui-se em um dos instrumentos de preservação do patrimônio cultural do Município que tem por objetivo preservar, como patrimônio cultural, imóveis de valor histórico, arquitetônico, urbanístico, ambiental, simbólico, manifestações culturais e também aqueles bens de valor afetivo para a população. Além de ser um instrumento fundamental para o desenvolvimento da prática de preservação pelo Município, subsidiando o planejamento da cidade.
Por meio do inventário é possível identificar as referências culturais e, consequentemente, documentá-las. A importância da documentação das referências culturais pode ser verificada de diversas maneiras: enquanto preservação da memória de determinadas práticas culturais; como forma de reconhecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo; como produção de conhecimento para as futuras gerações; divulgação da diversidade cultural; e, inclusive para a proposição de políticas públicas.
Os resultados desses trabalhos de investigação são cadastrados em fichas, pelo Núcleo de Patrimônio Histórico da Fundação, onde há a descrição sucinta do bem inventariado, constando informações básicas quanto a sua importância, histórico, características gerais e estados de conservação e preservação; acompanhadas de fotografias, mapas ou vídeos.
Além de mapear os bens de relevância cultural para o município, o Núcleo de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Varginha, realiza um trabalho de caráter permanente, que mantém atualizado o conhecimento sobre os espaços, manifestações culturais e edificações com interesse para preservação, bem como o perfil arquitetônico e urbanístico de cada bairro da cidade.
O inventário da área urbana do município foi concluído em 2016. Entretanto, o Museu Municipal de Varginha recebeu, em 2017, um acervo de fotografias riquíssimo, doado pela Família Nico Vidal, sobre a evolução histórico-política, religiosa e sócio-cultural do município, que merece ser preservado. Atualmente, a zona rural começou a ser estudada para proteção e preservação. Foram inventariados 3 (três) exemplares que integram a arquitetura rural do século XIX do município de Varginha, bem como 2 (dois) bens móveis pertencentes aos bens imóveis estudados.
Com o objetivo de promover o patrimônio cultural local, o Portal da Fundação Cultural de Varginha atua como um importante instrumento de conscientização e intercâmbio de informações, a partir da divulgação da nossa diversidade cultural, incentivando a valorização dos acervos, a promoção de processos educativos e as ações de salvaguarda.
PATRIMÔNIO INVENTARIADO PELO MUNICÍPIO | EXERCÍCIO 2019
ÁREA III – ZONA RURAL
N° | Denominação | Endereço | Categoria | Ano de Inventário |
214 | Fazenda Barra do Palmela | BR 491, Km 15 | BI | 2017 |
215 | Fazenda das Posses | Estrada Varginha Vinte, Km 8 | BI | 2017 |
216 | Capela da Fazenda dos Tachos | Acesso: 17 Km do centro da cidade | BI | 2017 |
217 | Retábulo da Capela da Fazenda da Figueira | Acesso: 3 Km do centro da cidade | BM | 2017 |
218 | Genuflexório | Acesso: 3 Km do centro da cidade | BM | 2017 |
ÁREA I – CENTRAL ANTIGA
N° | Denominação | Endereço | Categoria | Ano de Inventário |
219 | Coleção de Fotografias Nico Vidal | Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro | FA | 2017 |
LEGENDA:
BI – BENS IMÓVEIS
BM – BENS MÓVEIS E BENS INTEGRADOS
FA – FONTES ARQUIVÍSTICAS