Theatro Capitólio | 02.07.13

Varginha recebe Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto neste domingo

Apresentação Orquestra Ribeirão Preto em VarginhaA Fundação Cultural de Varginha confirma o Concerto de Gala da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto na Reabertura da Temporada 2013 do Theatro Municipal Capitólio, para esse domingo, dia 7 de julho, às 11h, com entrada franca. Todos devem retirar os ingressos com antecedência na Viacabo, na Praça Santa Cruz, 36, centro, ou na antiga Estação Ferroviária.

Sob a batuta do maestro Reginaldo Nascimento, a solista Riane Benedini, flautista, apresentará junto à Sinfônica de Ribeirão Preto o concerto nº 1 de Mozart, e para encerrar o programa, a Orquestra interpretará a Sinfonia do Novo Mundo de Dvorak.

O concerto tem a realização da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto com o patrocínio da ARTERIS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com apoio da Samar Imobiliária, da Bioética, da Viacabo, da EPTV Sul de Minas, da Prefeitura de Varginha e da Fundação Cultural com a produção local da Coordenadoria de Eventos Artísticos da Fundação Cultural.

No programa as obras de Mozart – Concerto n°1, para flauta e orquestra em sol maior (K131), Allegro maestoso: 2.Adágio non troppo:3.Rondó e A.Dvorak (1841-1904) Sinfonia nº 9 em mi menor “Do Novo Mundo” (op.95, Adagio-allegro, molto Largo, Scherzo-molto vivace e Allegro com fuoco.

Histórico

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto foi fundada em 1938 pelo alemão Marx Bartsch (1888-1970). Atualmente, é regida pelo maestro Cláudio Cruz, vencedor do Melhor Álbum Clássico do Grammy Latino de 2002, com o disco “Adiós Nonino – Quarteto Amazônia Toca Astor Piazzolla”, cuja instrumentação contou com os músicos Cláudio Cruz, Alceu Reis, Igor Sarudiansky e Horácio Shaeffer.

Já participaram de concertos da Orquestra solistas do porte de Nelson Freire, Jacques Klein e Trio Brasileiro, além de artistas nacionais como Naná Vasconcelos, Dorival Caymmi, Yamandú Costa, Leo Gandelman, Ivan Lins e Toquinho. A sinfônica é gerida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, entidade sem fins lucrativos responsável pela gestão e manutenção do grupo. A orquestra se apresenta em duas séries regulares: “Concertos Internacionais”, com solistas convidados de renome nacional e internacional, e “Juventude tem Concerto”, que visa à formação de público e abre espaço a solistas jovens e músicos da própria orquestra.

A solista

Riane Benedini formou-se no curso de Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música na USP-Ribeirão Preto no ano de 2008. Atualmente, está cursando Bacharelado em Flauta também pela USP-Ribeirão Preto. Participou dos cursos de aperfeiçoamento em Piano Popular e Técnico Musical em Flauta Transversal e Piano, no Conservatório Musical Arte e Som.

Ela tocou na Banda Cine Clube Cauim, na Banda União Municipal Corporação Musical de Sertãozinho, na Orquestra Filarmônica Jovem de Ribeirão Preto e, desde 2008, atua como flautista na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Participou do II e no X Encontro Internacional de Flautistas da ABRAF, do Festival Música nas Montanhas em 2013 e de Masterclass com Norton Morozowscki e Débora Kruzansky. Obteve aulas com Jessica Dalsant, Geisa Felipe, Danilo Mezzadri, Renato Kimachi e atualmente é orientada pelo professor Sérgio Cerri.