Sobre nós
A Biblioteca foi criada pela Lei Municipal nº 306, de 29 de novembro de 1960, como um equipamento público destinado à difusão do livro e da leitura para toda a população. E recebeu oficialmente o nome “Deputado Domingos de Figueiredo”, em homenagem a uma figura presente na memória local.
Com 65 anos de história, a Biblioteca passou por diversas sedes, cada uma marcando uma fase de sua expansão e aproximação com o público. Essa última mudança a consolidou como um setor da Fundação Cultural do Município de Varginha, posicionando-a definitivamente no coração cultural da cidade.
A biblioteca funciona no histórico Casarão Mariana Figueiredo Frota, compartilhando espaço com o Museu Municipal, na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro.
A Biblioteca Pública de Varginha foi selecionada como Biblioteca POLO pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, integrando a Rede de Bibliotecas Integra Geraes e o Programa Minas Literária — reconhecimento de sua excelência em infraestrutura e ações de fomento à leitura.
Em 2025 o município de Varginha por meio da Fundação Cultural, renovou a pedido SECULT a permanência da Biblioteca na Rede de Bibliotecas Integra Geraes.
A Biblioteca também desenvolve programas e ações sociais de mediação e incentivo ao livro e à leitura como: contação de histórias, visitas as escolas, lançamentos literários e projetos temáticos: como trocas de livros e clubes de leitura “Leia Mulheres” e “Leia Autores Negros”, além de ações de valorização da diversidade, como a Biblioteca Preta, seção dedicada a autores negros e parcerias com instituições de ensino.
A Biblioteca conta com um acervo diversificado de livros, periódicos e materiais para públicos infantil, juvenil e adulto, cobrindo todas as áreas do conhecimento — da literatura técnica à literária — além de obras voltadas para o ENEM, vestibulares e concursos públicos. Além da Memória local que abriga o Espaço Literário Cícero Acaiaba, dedicado à preservação da memória varginhense e à divulgação de obras de poetas e escritores locais.
A biblioteca conta com computadores para estudo e pesquisa, acompanhando a evolução tecnológica, com catálogo e acervo disponíveis online. Todo o acervo está agora armazenado com segurança na nuvem.
