Companhias de Reis de Varginha são documentadas pela Fundação Cultural

A Fundação Cultural de Varginha está fazendo a documentação das Companhias de Reis do município, para atualizar e agregar informações ao acervo com vídeos, fotografias, documentos e parte das indumentárias para preservar a história dessa tradição centenária.

Por isso, a entidade pede para que todas as pessoas que participam ou já participaram das companhias de Varginha que façam doações ou empréstimos para estruturar a seção dedicada a esta manifestação cultural no Centro de Documentação Histórica, instalado na Estação Ferroviária.

Para fazer a doação, o cidadão deverá ligar no telefone (35) 3690-2718 e explicar quais os itens estão disponíveis. Os servidores do Setor do Patrimônio Cultural marcarão um horário para a entrega.

A Folia de Reis é registrada como bem cultural imaterial de Varginha desde junho de 2015.

Reunião com os representantes

Na noite da última quarta-feira (20/10), o diretor do Museu Municipal, Lindon Lopes, fez uma reunião com os representantes das Companhias de Reis. Lindon Lopes informou sobre o pedido de parecer à Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, para as apresentações das companhias pelas ruas da cidade e também para a realização do 8º Encontro Anual de Folia de Reis.

Haverá uma próxima reunião, agendada para o dia 01 de dezembro, para a definição das ações que serão implementadas.

Durante o encontro, a responsável pela Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural, Danielle Guimarães, solicitou aos representantes das Companhias para fazerem o empréstimo de fotografias, CDs, DVDs, para compor o acervo documental das Companhias de Reis da cidade.