Flautista Alexandre Braga lança livro no Museu Municipal de Varginha

O Museu Municipal de Varginha receberá no próximo dia 10 de novembro (quarta-feira), o lançamento do livro “Por Dentro da Música Clássica”, de autoria de Alexandre Braga, flautista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

O evento será realizado das 17h às 19h30 no jardim do Casarão Mariana Figueiredo Frota onde está instalado o Museu de Varginha. O livro estará à venda no local (R$ 40,00 o exemplar) e será autografado pelo escritor. A partir das 18h, haverá uma apresentação musical do autor com a participação do violonista Celso Faria.

O lançamento obedecerá os protocolos sanitários contra a Covid-19. É essencial o uso de máscara, higienização das mãos com álcool 70% e aferição de temperatura no local.

Alexandre Braga explica que o livro é um convite para uma conversa sobre música clássica. “Proponho que conversemos de uma maneira informal, como se estivéssemos sentados no banco de uma praça. Música, sublime arte que acompanha o ser humano desde os primórdios e que nos revela maravilhosas obras!”, destaca o autor. “Minha intenção com essa conversa é despertar curiosidades, explicar alguns conceitos e até mesmo sugerir um repertório para ajudá-los a apreciar cada vez melhor esta arte”, conclui.

A partir das 20h, haverá uma live com o escritor para ele contar um pouco mais sobre o livro de estreia. O bate-papo será conduzido pelo jornalista Marcus Madeira, servidor da Rádio Melodia FM. A transmissão será pelo canal Varginha Cultural no YouTube e Facebook, além de outros de comunicação parceiros.

O lançamento conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural e Museu Municipal, e parceria da Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas (Apesul).

Saiba mais sobre Alexandre Braga

Alexandre Braga nasceu em Varginha, no Sul de Minas Gerais, onde, ainda criança entrou para o Conservatório Estadual de Música “Maestro Marciliano Braga” e estudou com a professora Leonilda Silva. Mudou-se para Belo Horizonte para estudar flauta na Escola de Música da UFMG com o professor Arthur Andrés.

Desempenha, desde o ano 2000, a carreira de músico de orquestra, sendo membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde a fundação dela, em 2008. Anteriormente, foi flautista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Ouro Preto.

Já gravou os CDs “Recital” e “Sarau”, com a pianista Elvira Gomes, onde teve a oportunidade de tocar em várias cidades e teatros, como a Sala São Paulo e o Teatro Independência, na cidade de Mendoza na Argentina. O CD “Recital” contou com a especial participação da violinista Martha Pacífico. Também gravou a obra para flauta de Pattapio Silva, para a gravadora e editora Choro Music. Participa de duos de música de câmara com o violonista Celso Faria e o cravista Antônio Magalhães.

É professor de História da Música na Academia da Filarmônica de Minas Gerais e escreve frequentemente colunas relacionadas à música clássica no Blog do Madeira.