COMPIR debate representatividade e diversidade racial em Varginha

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Varginha (COMPIR) realizou, na noite desta quinta-feira (30/11), uma roda de conversa para debater a representatividade e a diversidade racial no município. Participaram os conselheiros, membros da sociedade civil, além do vereador Apoliano Rios, presidente da Câmara Municipal, e do vereador Dudu Ottoni.

O presidente do COMPIR, Everton Wilson Ribeiro (Tuquinha), iniciou a roda de conversa trazendo números relacionados à comunidade negra no Brasil e que mostram a desigualdade e o racismo que ainda persistem na sociedade brasileira.

A Profª. Drª. Lora dos Anjos Rodrigues, representante do programa de Extensão da Unifal-MG “Desenvolvendo Ações Negras, Decoloniais e AntirRacistas” (DANDARA), destacou as ações que vem sendo desenvolvidas pela universidade e a parceria com a Biblioteca Pública Municipal com a doação de 22 livros de autores negros e que tratam assuntos relacionados ao racismo.

Os conselheiros do Compir João Augusto de Oliveira Neto, Nathália Marques, Marina Cezário dos Santos Felipe, Érika Tobias, Wender Reis e Flávia Cardoso Amélio destacaram a importância do debate relacionado à consciência negra e as ações que deveriam ser implementadas em diversos âmbitos do município.

Os vereadores Apoliano Rios e Dudu Ottoni se colocaram à disposição no legislativo municipal para discutir e votar políticas públicas voltadas à comunidade negra em Varginha e ressaltaram a destinação de emendas impositivas para as ações a serem implementadas pelo COMPIR em 2024 no valor aproximado de R$ 100 mil.

Creusa Rosa, da Pastoral Afro-Brasileira, e William Don, CEO da empresa CW Aduaneira, enfatizaram a importância do espaço de debate e reflexão para a implementação de iniciativas que diminuam as desigualdades enfrentadas pelos negros em Varginha.

O evento contou também com a exposição de dois trabalhos realizados no mês da Consciência Negra pela Unifal-MG – Campus Varginha. O primeiro é intitulado “Intervenção Artística – Orgulho e Ancestralidade: Exaltação da Mulher Negra” e o segundo “Os quilombos do Campo Grande em Minas Gerais no Século XVII”.

Além da discussão, os participantes do evento elencaram 12 propostas que serão encaminhadas aos poderes executivo e legislativo:

1. Parceria com a sociedade civil do projeto Rádio Malês para leitura e discussões de obras escritas por autores negros para letramento racial.
2. Fiscalização junto às secretarias de Educação (com apoio da Prefeitura, Câmara Municipal e COMPIR) para efetividade da aplicação da Lei 10.639/03.
3. Aderir ao SINAPIR, criando um órgão gestor para políticas de promoção da Igualdade Racial, vinculado a uma secretaria municipal.
4. Financiamento a pesquisa sobre o resgate da história dos pretos em Varginha.
5. Buscar apoio de empresas para promoção da igualdade racial.
6. Projeto de Lei com serva de vagas nos cargos de confiança para pretos.
7. Criação de cargos de Líder de Diversidade no município e na Câmara.
8. Criação de Lei de Cotas para cargos do serviço público municipal.
9. Apoio e promoção de atividades culturais como instrumento de fortalecimento do laço social
10. Convidar representantes da segurança pública e levar para eles as preocupações relativas às atitudes dos seus comandados / subordinados.
11. Criação de um conselho de empreendedores negros liderados pelo COMPIR.
12. Edição de um livro sobre lideranças negras em Varginha, intitulado Heróis Negros da Minha Terra.

A roda de conversa “Representatividade e Diversidade Racial em Varginha-MG” foi realizada em parceria com a Prefeitura de Varginha, Fundação Cultural, Museu Municipal e Biblioteca Pública.