1º Curso Livre para Gestores e Empreendedores Culturais de Varginha

O 1º Curso Livre para Gestores e Empreendedores Culturais de Varginha aconteceu em todas as terças-feiras de abril de 2014, no Theatro Municipal Capitólio. Confira abaixo as apresentações de cada um dos palestrantes e as fotos do evento.


Módulo V – 29 de abril de 2014

A consultora do Sebrae Minas, Maria Helena Cunha, falou sobre Empreendedorismo no dia 29 de abril durante o 1º Curso Livre de Gestores e Empreendedores Culturais.

 


Módulo IV – 22 de abril de 2014

O advogado e vereador Rômulo Azevedo Ribeiro explicou aos empreendedores culturais sobre a Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Varginha no dia 22 de abril de 2014.

Veja as fotos da apresentação:


Módulo III – 15 de abril de 2014

O sociólogo e diretor-superintendente da Fundação Cultural dá uma visão geral sobre a política municipal de cultura no III Módulo do 1º curso livre para gestores e empreendedores culturais de Varginha no dia 15 de abril.
Foram discutidos ainda:
– O sistema municipal de cultura
– Arcabouço institucional da Fundação Municipal de Cultura, líder do Sistema Municipal de Cultura


Módulo II – 09 de abril de 2014

No Módulo II, realizado no dia 09 de abril de 2014, Felipe Amado, superintendente de Fomento e Incentivo Cultura de Minas Gerais, falou sobre os seguintes assuntos:

• Visão panorâmica da política pública de cultura do Estado de Minas Gerais.
• Estrutura de funcionamento do Sistema Estadual de Cultura.
• Informações básicas sobre os procedimentos de elaboração de projetos a serem apresentados nos editais da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
• O Fundo Estadual de Cultura e sua importância no fomento, incentivo e sustentabilidade dos programas e projetos culturais no âmbito do Estado de Minas
Gerais.
• Programas e projetos da Secretaria de Estado da Cultura que podem ser desenvolvidos em parceria com o município (através dos órgãos gestores da cultura) e a sociedade civil (através dos empreendedores).

Vejas as fotos da apresentação:


Módulo I – 01 de abril de 2014

O Módulo I foi ministrado pelo cientista social e diretor-superintendente da Fundação Cultural, professor Francisco Graça de Moura, no dia 1º de abril de 2014, com a seguinte temática:

– Aspectos conceituais e princípios fundamentais das políticas públicas
– De cultura a partir da constituição de 1988
– A institucionalidade do sistema nacional de cultura
– O plano nacional de cultura (PNC)

Confira a apresentação na íntegra:

Veja as fotos da abertura: