Aos 91 anos, artista plástica Teresinha Sério Reis promove exposição no Museu Municipal

Já são 58 anos dedicados à arte de ensinar as técnicas de pintura em óleo sobre tela à centenas de pessoas em Varginha e região. Aos 91 anos de idade, completados no dia 22 de outubro deste ano, a artista plástica Teresinha Teixeira Sério Reis já ultrapassou a marca de 1.000 quadros de sua autoria. Todo este talento a legitimou com uma das mais renomadas artistas de Varginha e de Minas Gerais.

Alguns destas telas começaram a ser expostas nesta segunda-feira (02/12) no Museu Municipal de Varginha. A abertura do Salão de Belas Artes Aurélia Rubião foi às 14h e contou com a participação de familiares, amigos e de alunas.

A abertura do Salão de Belas Artes Aurélia Rubião foi prestigiada por familiares, amigos e alunas.

“Fiz exposições no país inteiro. Eu tinha muita vontade de ir a Europa, mas eu queria primeiro prestigiar o meu Brasil”, afirmou Teresinha Sério Reis ao relembrar por onde já passou com seu trabalho. Ela ressaltou a importância de poder ensinar. “Eu faço questão de ensinar tudo o que eu sei. Fico felicíssima em ver essa quantidade de alunos levando tanta beleza para os mais diversos locais”, destacou.

As aprendizes homenagearam a professora com um belo texto lido pela aluna Mirtes F. Mendonça Valério que trazia os seguintes dizeres: “Conviver com D. Teresinha é um privilégio… é beber da fonte, é se deleitar com seus contos, é se emocionar com seu sorriso, é se despir de qualquer etiqueta e abraçar a vida que existe e grita por mais vida, por mais encantos. Os mesmos encantos que existem por trás do brilho, das cores, das luzes, dos pincéis e das tintas”. A professora foi presentada pela aluna Mônica Pederiva Rossignoli com uma orquídea.

Texto de homenagem foi lido pela aluna Mirtes.

A dona de casa Alva Célia Dias Freschi, de 68 anos, começou a fazer as aulas em 2006. “Nós temos que nos espelhar na D. Teresinha, porque dada a idade em que ela está, ela tem uma disposição invejável, tanto para continuar pintando, como para ensinar e também para dezenas de outros afazeres”.

“Para nós é uma honra muito grande sediar o 58ª exposição da escola de artes, pois D. Teresinha é uma mulher maravilhosa e inteligentíssima, que tem uma memória incrível. A gente fica encantado com tanto conhecimento”, destaca Apoliano Rios, diretor do Museu Municipal.

A exposição da Escola de Artes Plásticas Santa Terezinha vai até o dia 13/12. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. O endereço do Museu é Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro.

 

D. Teresinha e as alunas.

 

Artista plástica com a equipe do Museu Municipal.