Notícias

Atividades marcam mês da Consciência Negra em Varginha

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com apoio da Prefeitura de Varginha e da Fundação Cultural, realizou diversas ações que aconteceram no mês de novembro de 2024 voltado à reflexão sobre a luta por igualdade racial, à valorização da cultura afro-brasileira e ao enfrentamento ao racismo.

A Semana da Consciência Negra, realizada de 18 a 21 de novembro na Biblioteca Pública e Museu Municipal, trouxe as rodas de conversa “Representatividade e diversidade racial em Varginha”, “Empresários e escritores: construindo caminhos de sucesso” e “O que podemos fazer para aumentar a representatividade e a participação da Cultura Negra nas Políticas Públicas de Cultura?”. Houve também rodas de capoeira, gira de Umbanda e apresentações musicais, evidenciando a riqueza e a diversidade das tradições afro-brasileiras. O Museu abrigou ainda duas exposições sobre a consciência racial.

Dentro da programação, o prefeito Vérdi Melo, o vice-prefeito Leonardo Ciacci e o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, fizeram a entrega simbólica ao conselho de mais de 100 livros que estarão disponíveis na Biblioteca Pública para empréstimo.

Os conselheiros Érika Tobias, Flávia Cardoso, Laureana Ramos e Everton Wilson Ribeiro e Vânia Nobre ministraram palestras na Escola Municipal Professora Helena Reis (CAIC II), Escola Estadual Pedro de Alcântara e Unidade Espro Varginha, conscientizando crianças, jovens e professores sobre a questão racial.

Aconteceu ainda a comemoração pelo Dia Nacional do Samba, realizada no Império da Serrinha no dia 29 de novembro, com entrada gratuita mediante a doação de um litro de leite longa vida. A roda de samba foi realizada entre 20h e 23h, com clássicos do Samba de Raiz.

Os conselheiros Érika Tobias, Flávia Cardoso e João Neto participaram do III Fórum Sul Mineiro de Conselhos Municipais de Políticas de Igualdade Racial & Entidades realizado na Universidade Federal de Lavras nos dias 28 e 29 de novembro. A conselheira Monique Ferreira participou da VIII Semana da Consciência Negra que aconteceu na Universidade do Estado de Minas Gerais – Campus de Campanha em 21 e 22 de novembro.

Para o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, “a programação colaborou na conscientização dos mais diversos públicos, na valorização da cultura afro-brasileira e na busca pela igualdade racial. Em 2025, continuaremos a apoiar todos os projetos criados pelo conselho em busca de uma sociedade mais justa e igualitária”.

ascom

Responsável pelas informações: Agnaldo Montesso - jornalista profissional - MTB 15.903 JP - ascom@fundacaoculturaldevarginha.com.br