Banda Os Gringos nesta semana no Quinta da Boa Música

Composta por quatro americanos e um brasileiro nato a banda promete o melhor do blues rock psicodélico.

A Fundação Cultural de Varginha confirma a 258ª edição do Projeto Quinta da Boa Música, no dia 16/03/17, às 20h, na plataforma de embarque da antiga Estação Ferroviária de Varginha, apresentando pela primeira vez a banda Os Gringos, formada por quatro americanos e um brasileiro, sediada em Itajubá. A banda promete o melhor do blues rock psicodélico e autorais.

Formada por quatro nativos dos EUA e um brasileiro nato em Itajubá, a banda Os Gringos, radicada no Brasil desde 2013, é uma das mais gratas surpresas da nova cena independente. Especialmente por conta da inusitada (e curiosa) junção de musicalidades presente na proposta sonora do grupo, cujos integrantes se conheceram dando aulas de inglês na mesma escola. O quinteto, que já tem um disco no currículo, é formado por João Castilhos (vocais), Daniel Friend (guitarra), Jimmy Huntington (guitarra), Guilherme Paiva (bateria) e Justin Hansen (baixo).

No primeiro álbum, homônimo, lançado em 2015, a banda fundiu no mesmo caldeirão 14 músicas autorais que vão do rock ao funk americano, do country ao hip-hop, passeiam pelo jazz e, é claro, contém boas doses de música brasileira e da língua portuguesa. Entre as predileções nacionais dos integrantes da banda, o “trio de ouro” Raul Seixas, Novos Baianos e Mutantes. Tais combinações – por sinal muito bem engendradas – resultaram numa musicalidade altamente pulsante & diversificada, o que fez com que a recepção ao álbum fosse excelente. Isso você pode conferir baixando o disco gratuitamente no site oficial da banda: http://www.osgringos.com

Agora eles preparam, para meados de 2017, o lançamento do segundo álbum, o conceitual The Animal Kingdom (O Reino Animal), no qual a banda deu uma corajosa guinada (sem, no entanto, abandonar a fusão de ritmos e estilos conjurada em sua estreia discográfica) em direção ao blues-rock de matrizes psicodélicas. O novo disco vem sendo gravado no estúdio Little Big America, de propriedade da banda, o mesmo local onde o grupo gravou o primeiro.

Para este próximo registro que vem sendo cuidadosamente gestado – e no qual Os Gringos inoculam mais “veneno” ao som já cheio de punch que sempre foi uma de suas fortes marcas – o tema central abordado nas canções é, sobretudo, a descoberta do “próprio potencial”. Nas palavras deDaniel Friend, a questão da “voz interna” que guia cada um dos indivíduos. The Animal Kingdom, elucida Friend, é uma metáfora relacionada à evolução (tanto pessoal quanto artística) pelas quais, nos últimos tempos, os integrantes da banda têm passado ao longo de suas jornadas musicais.

Musicalmente, The Animal Kingdomn conjura sonoridades claramente sessentista /setentistas, que, para eles, representam a “alma e essência” do rock. Em outras palavras, a sonoridade de artistas do “panteão sagrado” do rock, no qual figuram nomes, entre tantos outros, como Jimi Hendrix,Pink Floyd, Led Zeppelin e The Doors. Todos fortemente influenciados, assim como Os Gringos, por blues e psicodelia. E é ao vivo que a banda, que já se apresentou em vários festivais pelos rincões do Brasil, evidencia seus predicados e influências musicais.

O aspecto visual da capa do álbum promete uma evolução do primeiro disco, que contém imagens do estilo pop-art dos cinco integrantes. Agora o conceito é mais simbólico; cada membro será representado por um animal. Para cumprir esse objetivo ousado, os integrantes contam com a artista Fernanda Victorello, cujos trabalhos já foram apresentados no São Paulo Fashion Week.

Segundo o guitarrista Daniel Friend, ao vivo, a banda costuma desdobrar os temas dos discos em números mais pesados, alongados e/ou improvisados. O resultado, pode-se dizer, é pura nitroglicerina. “Procuramos ser o mais autênticos possível com nossas composições e shows ao vivo. Ou seja: o que você vê em nossas apresentações, e o quê você sente quando escuta uma gravação nossa – é algo que todos nós processamos de forma profunda antes de compartilhar com o público. Queremos que o fiel público da Quinta da Boa Música sinta isso na pele mesmo. Que arrepiem.”, define Friend.

O Projeto “QBM” é uma realização da Prefeitura de Varginha por meio da Fundação Cultural e conta com o apoio da Tribos SA, Espaço Livre, Policia Militar, Guarda Civil Municipal e de toda imprensa da região.

As bandas interessadas em participar do projeto deverão, inicialmente, solicitar o cadastramento no SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA, pessoalmente ou por e-mail, de segunda a sexta, no horário comercial nasede administrativa da Fundação Cultural na antiga Estação Ferroviária de Varginha, na Praça Matheus Tavares, 121, centro, telefone (35) 3690 2700.

Mais informações na Coordenadoria de Eventos com o Produtor Rosildo Beltrão pelo telefone (35) 3690 2708, ou pelo e-mail:eventos@fundacaoculturaldevarginha.com.br

Maiores detalhes: www.varginhacultural.com.brhttps://www.facebook.com/QuintaDaBoaMusicaEmVarginha

LINKS

www.osgringos.com