Biblioteca Pública de Varginha completa 63 anos

A Biblioteca Pública Municipal foi criada por meio da Lei Municipal n.º 306, de 29 de novembro de 1960. Em 29 de maio de 1964 recebeu o nome de “Deputado Domingos de Figueiredo”, em homenagem ao filho do Coronel João Urbano de Figueiredo e de Inocência dos Reis Figueiredo.

Funcionou até 1967 na Praça Pinto de Oliveira. Em outubro de 1972, a biblioteca passou a funcionar na Rua Delfim Moreira. Em 2003, passou a funcionar em novo endereço à Rua Presidente Antônio Carlos, nº 258 (Palacete Vila Vica). Em novembro de 2008, a biblioteca mudou-se para o prédio da Estação Ferroviária, situado a Praça Matheus Tavares.

Hoje, a biblioteca é um Setor da Fundação Cultural do Município de Varginha. Funciona no Casarão Mariana Figueiredo Frota, denominada Casa da Cultura Nico Vidal, juntamente com o Museu Municipal na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro.

O acervo da Biblioteca Pública Municipal contempla todas as áreas do conhecimento, desde áreas técnicas às literárias, além de 06 computadores para estudo e pesquisa, apostilas e materiais de apoio voltados para os vestibulares e concursos públicos e espaços para estudos em grupo e/ou individual. Ainda possui o Espaço Literário Cícero Acaiaba, dedicado a memória local, com exemplares de obras dos poetas e escritores varginhenses e publicações oficiais.

O acervo está disponível para consulta e leitura no local, e vários exemplares ainda podem ser emprestados pelo usuário para leitura em casa, após a realização do cadastro de identificação.

Recentemente a Biblioteca foi selecionada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais como biblioteca POLO para compor a Rede de Bibliotecas Integra Geraes, dentro do programa Minas Literária, lançado pelo Governo de Minas para incentivar a leitura e fortalecer a cadeia produtiva do livro e também serviu de exemplo positivo no plantão de setembro/2023 promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas- MG, para peticionamento da Declaração de Acervos Culturais.

Você pode consultar nosso acervo por meio do site: https://fundacaoculturaldevarginha.com.br/biblioteca/

Mais informações pelo Tel./WhatsApp: 35 3690-2141

Texto: Eliana Costa – bibliotecária