Camerata Jovem Beethoven encanta no Theatro Capitólio

camerata no palcoNo último sábado, dia 26 de julho a Camerata Jovem Beethoven de São José do Rio Preto encantou o público presente no Theatro Municipal Capitólio. Os jovens músicos demonstraram verdadeira maturidade musical não deixando nada a desejar para os grandes grupos camerísticos da atualidade. Prova disto é que a Camerata acaba de receber convite especial para uma turnê internacional em 2015 em importantes países da Europa como Itália, Dinamarca e Bélgica.

De acordo com a produção do espetáculo, os melhores momentos foram as interpretações dos clássicos imortais como Bach, Haendel e Haydn. Para encerrar o Concerto com chave de ouro, uma grande surpresa foi anunciada pelo Maestro: “Vamos interpretar agora a nossa cultural local característica de São José do Rio Preto que é a viola caipira raiz. Um four pourri sertanejo raiz com um arranjo especial do violeiro e compositor mineiro de Ouro Fino, Ivan Vilela, que foi meu Professor de arranjo para violas na Unicamp, e considerado o maior pesquisador da música raiz que existiu até hoje em nosso país.” A empolgação tomou conta da platéia que, de pé, ovacionou os jovens com intermináveis e espontâneos aplausos. Aliás, de jovem, a orquestra só possuía realmente os músicos com idade entre 12 e 24 anos. Entretanto, o que se viu na noite foi a música interpretada com alta maturidade e com sonoridade de gente grande, verdadeiros talentos garimpados na região de São José do Rio Preto.

Para o diretor superintendente da Fundação Cultural, Prof. Francisco Graça de Moura: “O convite à Camerata Jovem Beethoven para se apresentar em Varginha no próximo dia 26 de julho, às 20 horas, no Theatro Municipal Capitólio, teve como principal razão o fato de ela servir de modelo e de referência para a cidade de Varginha, em função do esforço e do trabalho que a Fundação Cultural do Município empreende para a implantação da Orquestra Sinfônica de Varginha, que deverá iniciar a sua formação constituindo uma Camerata Jovem, que evoluirá para uma Orquestra Sinfônica.”

Por Rosildo Beltrão (Produtor de Eventos).