Capoeira é destaque em evento promovido pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Varginha
No próximo dia 24 de maio (sábado), das 9h às 19h30, o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Varginha promove o evento “Diáspora: honrando o passado, fortalecendo o futuro”.
A iniciativa começará com uma roda de capoeira aberta ao público no Calçadão da Rua Wenceslau Braz, no centro de Varginha. O evento será retomado às 13h na Estação Cidadania do bairro Santa Maria (Avenida Zoroastro Franco de Carvalho, 445).
Na escola, haverá uma aula teórica “Legado africano e sua importância na herança social e cultural do país”, com o capoeirista João Neto (Redbull), oficina “Capoeira, samba de roda e culturas populares”, com o contramestre Toinzinho, e “Roda de vadiação e musicalidade” com o professor Montanha.
De acordo com o capoeirista João Neto (Redbull), conselheiro do Compir e organizador do evento, “a iniciativa tem o intuito de inspirar os capoeiristas a honrar suas raízes africanas, defender seus valores, conectar com a força e a beleza da capoeira, que transcende o tempo e as fronteiras, unindo pessoas de diferentes origens, religiões e culturas”.
Para Everton Ribeiro, presidente do Compir, “será uma imersão pela história da capoeira, que irá pautar o protagonismo heroico, exaltando e enaltecendo a força da arte que foi plantada no coração da África e seu fruto que ecoa em cada ginga e toque do berimbau”.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. Mais informações pelo (35) 9 9901-6044.
