Casa da Cultura apresenta Exposição de Xilogravuras

Angélica Tiso, técnica em Conservação e Restauro pela Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade – Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) – com aperfeiçoamento em Restauração e Conservação de Papel, Pintura de Cavalete e Imaginária, realizará sua Exposição “Xilogravuras Tiso” na Casa da Cultura. As obras são representações de casarios, fechaduras, lambrequins, igrejas e santos, que foram esboçadas em chapas de madeira, depois cuidadosamente entalhadas à goiva. As matrizes ganharam então as cores com rolo de pintura. Com uma colher de pau, a artista massageou os papéis colocados sobre as madeiras tintadas e obteve as impressões. São muitas gravuras, sempre tendo como pano de fundo a cidade de Ouro Preto (MG). As xilogravuras também serão apresentadas em estandartes, cuja técnica de impressão é um pouco diferente. Nessas, a gravadora usa os pés no lugar da colher de pau para estampar o tecido e obtém efeitos igualmente agradáveis.

Os cordéis completam a exposição, assinados por vários poetas de Pernambuco, onde há produção típica desse gênero literário. “Fiz questão de trazer os folhetos porque a xilo também está neles, principalmente, nas capas”, explicou Angélica Tiso.

A Casa da Cultura abrigará a exposição do dia 16/06/15 a 03/07/15 no horário das 8h às 17h30 de segunda a sexta, com entrada gratuita. Para as escolas, será necessário prévio agendamento, que poderá ser feitos pelo telefone (35)3690-2716.

xilogravuras Tiso