Companhias de Reis mantém tradição centenária em Varginha

Até o próximo dia 06 de janeiro de 2023, os lares varginhenses receberão as apresentações de fé e devoção ao Menino Jesus e aos Santos Reis feitas pelas 24 Companhias de Reis da cidade. Tradição centenária no município, a Folia de Reis foi registrada como patrimônio cultural imaterial de Varginha em 2015.

A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, realizará no domingo, dia 08 de janeiro de 2023, o 9º Encontro Anual de Folia de Reis. O diretor do Museu Municipal e organizador do evento, Lindon Lopes, explica que o encontro começará às 14h com uma Missa em Ação de Graças que será realizada na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Em seguida, a partir das 15h, as companhias farão um cortejo até a Concha Acústica Mariângela Calil para as apresentações que devem se estender até 22h, com condução de Fabiano Thibé, diretor da Rádio Melodia FM.

As apresentações na Concha Acústica voltarão a ser realiza das após dois anos de interrupção ocasionada pela pandemia de covid-19. Em 2021, o evento foi transmitido pelas plataformas de mídias sociais do Theatro Capitólio. Em 2022, o evento foi cancelado devido ao aumento de casos da doença, mas houve a Missa em Ação de Graças e os grupos percorreram os bairros seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde.

Anualmente, a Fundação Cultural, por intermédio da Associação Mineira das Folias de Santos Reis, concede um auxílio financeiro para manutenção das Companhias de Reis, para pagamento das despesas com aquisição de vestimentas típicas, instrumentos musicais, adornos, transporte na locomoção dos membros e figurantes entre outros próprios, específicos e necessários à sua apresentação, bem como no pagamento das despesas administrativas e contábeis.

Confira as companhias que compõem o Cadastro Municipal de Cultura:

1. Cardoso e Amigos
  2. Embaixada Santa