Eleição do Conselho Municipal de Política Cultural tem votação histórica em Varginha

A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, realizou na quarta-feira (26/06) a votação dos representantes da sociedade civil para comporem o Conselho Municipal de Política Cultural. Foram 18 candidatos em sete áreas culturais diferentes.

Das 10h às 16h, 549 pessoas compareceram na antiga Estação Ferroviária para participar da votação. Esse número supera as eleições anteriores realizadas no setor cultural, como a do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural, que teve 71 votantes em dezembro de 2023.

O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, destaca que o processo foi conduzido de forma transparente, viabilizando que o setor cultural pudesse escolher democraticamente seus representantes.

“Temos a convicção de que os sete titulares escolhidos pela sociedade civil atuarão em prol do desenvolvimento cultural da cidade, tendo a chancela dos seus pares e da comunidade. Buscamos realizar a eleição da maneira mais transparente possível e ficamos entusiasmados com o engajamento dos candidatos e a participação dos nossos cidadãos”, ressalta Marquinho Benfica.

A eleição teve 549 votantes no total, sendo 542 votos válidos e 7 votos nulos (em que o eleitor votou em mais de um candidato). Cada eleitor pôde votar em apenas um candidato. A posse, a ser conduzida pelo prefeito Vérdi Lúcio Melo, será marcada para o início do mês de julho.

Confira os representantes titulares e suplentes eleitos com a quantidade de votos recebidos:

a) Artesanato

• Titular: Fernanda Maria Alves Machado (11 votos)
  • Suplente: Maria Bernadete Alegro da Ponte (10 votos)

b) Música

• Titular: Cassiano Alves Maçaneiro (112 votos)
  • Suplente: Leandro Damásio (44 votos)

c) Cultura Popular e Folclórica

• Titular: Edmarley Ribeiro (28 votos)
  • Suplente: Osvaldo Henrique Mendonça Teófilo (25 votos)

d) Audiovisual

• Titular: Marina Coutinho Azze (108 votos)