Notícias

Fundação Cultural divulga candidatos ao Conselho Municipal de Política Cultural

A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, divulgou nesta segunda-feira (24/06) a lista de candidatos ao Conselho Municipal de Política Cultural. A eleição dos representantes será nesta quarta-feira (26/06), das 10h às 16h, na sede da Fundação Cultural (Praça Matheus Tavares, 121 – Centro – antiga Estação Ferroviária).

Qualquer pessoa pode votar, desde que tenha acima de 18 anos de idade. É necessário apresentar um documento de identidade oficial com foto. Cada eleitor poderá votar apenas em 01 (um) candidato, independente da classe artística a qual representa ou participa.


a) 1 (um) representante da área de Artesanato e respectivo suplente.

Candidatos (as):
• Fernanda Maria Alves Machado
• Maria Bernadete Alegro da Ponte

b) 1 (um) representante da área de Música e respectivo suplente.

Candidatos (as):
• Cassiano Alves Maçaneiro
• João Felipe M Bartelega
• Leandro Damásio

c) 1 (um) representante da área de Cultura Popular e Folclórica.

Candidatos (as):
• Bruna Vaze de Abreu
• Edmarley Ribeiro
• Osvaldo Henrique Mendonça Teófilo

d) 1 (um) representante da área de Audiovisual e respectivo suplente.

Candidatos (as):
• Líbia Tavares Pereira
• Lucas Miguel da Silva Alves
• Marina Coutinho Azze

e) 1 (um) representante da área de Artes Cênicas e respectivo suplente.

Candidatos (as):
• Moisés Tadeu Terra
• Rachel Mitidiere
• Tiago de Alencar Branco

f) 1 (um) representante dos Pontos de Cultura do Município de Varginha e respectivo suplente.

Candidatos (as):
• Gabriela de Oliveira Gonçalves

g) 1 (um) representante da área de Letras e Literatura e respectivo suplente.

Candidatos (as):
• Aerton de Paulo Silva
• Marcelo do Nascimento
• Maria de Lurdes Silva


Observação: os textos e as fotografias foram fornecidos pelos candidatos. Não houve intervenção por parte da Fundação Cultural na correção ortográfica e textual. As imagens foram redimensionadas para o formato quadrado.

Fernanda Maria Alves Machado

Foi durante sua busca por cestos que combinassem com seu estilo e sua casa que Fernanda percebeu a escassez de opções. Foi nesse momento que sua paixão pela arte da cestaria floresceu, e ela decidiu iniciar sua própria produção de cestos de corda, com habilidades manuais refinadas. dedicação em criar peças únicas, feitas à mão e com a máxima atenção aos detalhes, resultou em uma marca que oferece produtos que encantam e transformam os lares de seus clientes.

Maria Bernadete Alegro da Ponte

Maria Bernadete Alegro da Ponte é artesã e presidente da Associação Mineira de Artes e Artesanato (AMINART). Artesã filiada à Feira Permanente de Artes e na Fundação Cultural de Varginha desde 20/07/2002.Participou de vários cursos e exposições. Expõe seus trabalhos mensalmente no Foyer e nas feiras anuais: Feira de Artesanato de Maio e Feira Natalina de Artesanato. Ministra oficinas de artesanato para entidades e atua como membro do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural.


João Felipe Bartelega

Pianista e técnico afinador de piano. Atuo em atendimentos em todo sudeste ,afinando piano para joao carlos martins , benito de paula ,conservatorio de varginha e região . pianista da ópera malluca vocalista da mesma banda primeira atuação no teatro capitólio em 2003 ,cursando o conservatorio curso tecnico em piano 3 ano esse ano,”

Cassiano Alves Maçaneiro

Músico profissional a 27 anos, Cassiano Maçaneiro atua desde 2001 em projetos na Zona Rural e Bairros Periféricos de Varginha, com oficinas, aulas e criação de grupos musicais. Com projetos aprovados, atuou através do Projeto Reavivarte na formação de mais de 1400 alunos nestes anos de atuação pedagógica. Foi diretor do CEMVA entre 2017 e 2021 e atualmente é o Maestro Fundador da Orquestra Filarmonica de Varginha. Foi Delegado da II Conferencia Estadual e Nacional de Cultura.

Leandro Damásio

Leandro Damásio (Leo Damásio) é cantor e compositor popular Varginhense, membro do grupo Maraquetê de Maracatu de Baque Virado e do grupo Borná de Xêpa de Cantoria e Cultura Popular. Além da atuação artística, Leo Damásio é ativista pela participação da sociedade civil nas políticas públicas de cultura, idealizador e organizador do Comitê Cidadão da Lei Paulo Gustavo em Varginha e do Comitê Popular Pelo sistema Municipal de Cultura de Varginha.


Bruna Vaze de Abreu

Professora licenciada em História, com 4 anos de experiência na rede estadual de Minas Gerais, apaixonada por educação e pela valorização da cultura e da história. Possui grande interesse no reconhecimento e inserção de diversas manifestações artísticas na sociedade, buscando contribuir para o desenvolvimento cultural da cidade através de seus conhecimentos.

Edmarley Ribeiro

Músico percussionista e cavaquinista desde 1999, Mestre de Bateria em Escolas de Samba da cidade e região, Integrante da Bateria Nota 10 e do Grupo Vento dos Areais. Fundador e Ministrante de Oficina de Percussão na Associação Cultural Bateria Nota 10, a qual possui também oficinas de capoeira, artesanato, flauta, musicalização, dança, canto coral e outros e apresentações por meio de projetos na área da cultura popular desde 2011. E Produtor de Eventos principalmente na área da Cultura Popular.

Osvaldo Henrique Mendonça Teófilo

Salve salve pessoal, eu sou o professor Osvaldo Henrique (Pé Vento), Mestrando de Capoeira, formado em educação física e um ser atuante em prol da cultura no municipio, em especial com a Capoeira. Sou praticante desde 1997, e realizo todos os anos, desde 2007, encontros, eventos e atividades diversas de grande relevância, em beneficio do desenvolvimento e difusão da arte e cultura de nossa cidade. Contudo, pude adquirir uma boa experiência na área cultural, devido a todos esses anos de atuação.


Líbia Tavares Pereira

Líbia Tavares graduou em Belas Artes (Cinema de Animação/Gravura) e Teatro pela UFMG Atriz profissional atuou em Teatro e Cinema. Trabalha com Direção de Arte e Fotografia. Arte educadora,(Arte/ Patrimônio).Atua em oficinas para crianças, adolescentes e educadores. Participa do Cine Clube Minas nas Ruas. Desenvolve o Teatro do Oprimido e Movimento Consciente nas escolas. Idealizadora e organizadora do Comitê Cidadão da LPG em Varginha e do Comitê Popular Pelo Sistema Municipal de Cultura.

Lucas Miguel da Silva Alves

Sou Lucas Miguel, ator e produtor cultural, especializado em Artes Cênicas e responsável pela produção de alguns dos maiores festivais de cinema em Minas Gerais. Produzo a mais de 5 anos o Festival de Cenas Curtas. Já participei de 20 peças teatrais, 8 filmes. Venho de um projeto socio cultural, e sei na prática o quanto a arte transforma vidas. Minha trajetória é marcada por uma prática sólida em gestão pública cultural, elaboração de projetos e produções culturais.

Marina Coutinho Azze

Apresento-me com compromisso pelo audiovisual, setor que dedico + de 20 anos com excelência (+ de 120 prêmios como atriz e+ de 400 prêmios como produtora). Realizadora dos maiores festivais de cinema do país, dando destaque para cineastas emergentes e veteranos. Fundadora da Maz, centro tb de formação artística direcionado a periferia. Tenho prática em projetos, expertise que contribuirá pra conscientização e abertura do setor às demandas contemporaneas que vão além do cinema tradicional.


Moisés Tadeu Terra

Moisés Tadeu Terra, Brasileiro, poeta, escritor, produtor cultural, diretor de teatro, profissional sindicalizado pelo SATED/MG Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais. Começou sua carreira profissional em 1981. Atuou e dirigiu dezenas de espetáculos e participou de inúmeros festivais de poesia, música e Teatro. Foi empreendedor do Festival de Poesia Falada de Varginha com sete edições realizadas reunindo poetas de todo Brasil.

Rachel Mitidiere

Rachel Mitidiere iniciou sua carreira ainda na infância com apresentações musicais e teatrais no Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga, onde lecionou no curso livre de teatro por 3 anos após sua graduação em artes cênicas pela UFOP. É brincante e batuqueira de maracatu (Maraquetê) e coco de roda (Quintal da Jurema), vocalista e percussionista do Duo Dessas e percussionista da bateria feminina Helenas da Serrinha. Organizadora do Comitê Cidadão pelo SMC.

Tiago de Alencar Branco

Ator, contador de histórias, músico, compositor. Técnico em Teatro pelo PRONATEC-CEMVA-Varginha/MG. Pesquisa e atua nas áreas de Teatro e Música há 18 anos, tendo participado de diversas companhas teatrais nas cidades de Varginha, Barbacena, São João Del Rey, Ribeirão Preto/SP. Em Varginha, vem atuando nos palcos, ministrando oficinas e realizando apresentações e produções cênicas e musicais.


Gabriela de Oliveira Gonçalves

Produtora Cultural, Artista, Mestre em Artes Cênicas (UFOP). Bacharela e Licenciada em Dança (UFV), Licenciada em Pedagogia, Graduanda em Ciências Contábeis. Gestora de Projetos Artísticos e Culturais do Ponto de Cultura INECAP desde 2009. Com uma trajetória de 20 anos na área cultural, já atuou em mais de 100 projetos, incluindo festivais, oficinas, fóruns e apresentações, em Varginha, Três Corações, Belo Horizonte, Ouro Preto, e em parceria com Pontos de Cultura dentro e fora do município.


Aerton de Paulo Silva

Aerton de Paulo Silva professor de literatura do ensino médio, Formado pela Faculdade de Letras (FALE)- UFMG. Sindicalista, diretor do Sindicato dos Professores do Estado de MG. Diretor responsável pelo departamento de comunicação do SIMPRO MG por 12 anos. Ministrou aulas em escolas como Promove, Pitágoras, Sta Dorotéia, Sto Agostinho, PUC-MG. Escreve crônicas para o jornal de Varginha e para o SIMPRO_MG.

Maria de Lurdes Silva

Malu Silva é professora, contadora de histórias, membro da AVLAC – Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências membro correspondente da AFESMIL – Academia Feminina Sul-Mineira de Letras, Produtora Literária da APESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas, escritora de vários livros de diferentes gêneros literários. Ao longo de toda sua carreira fez muitas adaptações para teatro, escreveu várias peças teatrais e roteiros para produções audiovisuais independentes.

Marcelo do Nascimento

Marcelo do Nascimento é Jornalista, Escritor, Ator, Historiador, Cineasta e Produtor Cultural. Estreou no teatro em 1987 . Já lançou diversos livros . Atualmente é editor-chefe da “Revista Sul das Gerais”. Em abril de 2020 fundou o Instituto Luso – Ítalo – Brasileiro de História, Ecologia e Cultura, onde exerce o cargo de presidente. “

ascom

Responsável pelas informações: Agnaldo Montesso - jornalista profissional - MTB 15.903 JP - ascom@fundacaoculturaldevarginha.com.br