Em Varginha, economia criativa é uma realidade

Exposição Foyer Aurélia Rubião 29 07 2013 (4)Ontem, dia 29 de julho, às 14h, foi aberta da 15ª Exposição Artesanal integrante do Projeto Ocupação dos Espaços Públicos pelos Talentos da Comunidade. A referida exposição significou participação de 71 artesãos nos quinze eventos realizados no período de 02 de janeiro a 29 de julho de 2013. Nenhum artesão voltou para sua casa com os produtos expostos. Todos venderam a sua produção. Alguns até renovaram 4 vezes o estoque durante a exposição.

Isso significa que o município de Varginha, através de sua política pública de cultura, consolida e efetiva a primeira experiência vitoriosa de economia criativa em Minas Gerais, o que torna a Fundação Cultural pioneira na implementação de oportunidades de trabalho e renda para o segmento artesanal do nosso município, principalmente porque grande quantidade dos artesanatos produzidos são elaborados com produtos recicláveis e ou aproveitamento de matéria prima da natureza.

No nosso entendimento modesto estes dados merecem mais do que uma pílula. É um verdadeiro tônico para curar o pessimismo de algumas pessoas desinformadas, que costumam confundir entretenimento com cultura.

Francisco Graça de Moura
Diretor Superintendente