Em Varginha, economia criativa é uma realidade
Ontem, dia 29 de julho, às 14h, foi aberta da 15ª Exposição Artesanal integrante do Projeto Ocupação dos Espaços Públicos pelos Talentos da Comunidade. A referida exposição significou participação de 71 artesãos nos quinze eventos realizados no período de 02 de janeiro a 29 de julho de 2013. Nenhum artesão voltou para sua casa com os produtos expostos. Todos venderam a sua produção. Alguns até renovaram 4 vezes o estoque durante a exposição.
Isso significa que o município de Varginha, através de sua política pública de cultura, consolida e efetiva a primeira experiência vitoriosa de economia criativa em Minas Gerais, o que torna a Fundação Cultural pioneira na implementação de oportunidades de trabalho e renda para o segmento artesanal do nosso município, principalmente porque grande quantidade dos artesanatos produzidos são elaborados com produtos recicláveis e ou aproveitamento de matéria prima da natureza.
No nosso entendimento modesto estes dados merecem mais do que uma pílula. É um verdadeiro tônico para curar o pessimismo de algumas pessoas desinformadas, que costumam confundir entretenimento com cultura.
Francisco Graça de Moura
Diretor Superintendente
Fundação Cultural do Municipio de Varginha