Espetáculo “Homem-Bomba” retorna a Varginha com apresentação gratuita no Theatro Capitólio
No dia 30 de março, domingo, às 19h, o Theatro Municipal Capitólio de Varginha será palco do aclamado monólogo “Homem-Bomba”. A peça, que já conquistou prêmios de Melhor Ator, Direção e Texto no 10º Festival Nacional de Teatro do Piauí, retorna à cidade com entrada gratuita e os ingressos deverão ser retirados no local, das 8h às 18h no dia da sessão. A classificação é de 14 anos.
Para o diretor e ator da peça, Luiz Arthur, a expectativa de encerrar essa etapa em Varginha é especial. A cidade já recebeu a peça anteriormente e, na ocasião, o público se mostrou extremamente receptivo. “Apresentar ‘Homem-Bomba’ novamente nesta cidade, que nos recebeu de forma tão calorosa, é uma honra. Foi um público que não apenas assistiu, mas viveu a peça comigo. Voltar a essa cidade é saber que teremos mais uma noite inesquecível e esperamos reviver essa conexão especial no histórico Theatro Capitólio”, expressa com entusiasmo.
A turnê, patrocinada pela Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, teve início em 7 de março em Araguari e passou por cidades como Uberaba, Uberlândia, Viçosa, Muriaé e Pará de Minas, sempre com casas cheias e recepções calorosas. A apresentação em Varginha encerra a bem-sucedida primeira etapa da turnê 2025, que percorrerá ao todo 21 cidades mineiras com patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
“É incrível ver como o público se entrega ao espetáculo. Cada cidade traz uma nova energia, novas reações, e isso faz com que a peça também se transforme a cada apresentação. O impacto que ‘Homem-Bomba’ tem causado a cada apresentação reafirma o poder do teatro como uma arte viva, que provoca, emociona e faz pensar”, afirma o ator.
Um projeto de grandes conexões e críticas
A montagem não apenas entretém, mas convida o público a um mergulho profundo no autoconhecimento e na reflexão sobre as próprias escolhas. O espetáculo tem sido um espaço de diálogo entre palco e plateia, proporcionando uma experiência intensa e transformadora. “Cada sessão me lembra o porquê de fazermos teatro. É uma arte que acontece no agora, diante de quem está ali, e a troca com o público é algo que só pode ser vivido naquele momento. O teatro nos faz sentir vivos”, comenta Luiz Arthur.
A resposta do sucesso é a recepção do público como parte essencial da construção dessa experiência. “Já tivemos na plateia pessoas de condições sociais muito simples que me deram verdadeiras aulas. A peça provoca, inquieta e abre espaço para reflexões filosóficas, mas sem perder a capacidade de envolver e divertir”, pontua o ator. “Homem-Bomba é, acima de tudo, um espetáculo que convida à autoanálise e ao questionamento. Uma experiência cênica potente, visceral e imperdível”, finaliza ele.
Já a crítica reforça a potência do solo. O jornalista e crítico Bruno Cavalcanti, publicou no site Observatório do Teatro, do portal UOL, uma análise entusiasmada a respeito da interpretação de Luiz Arthur: “Sem perder o fio da meada, Arthur volta a se comprovar um dos melhores atores de sua geração com um excelente timing de tragicomédia na qual pauta sua personagem”. Já Carol Braga, jornalista no site Culturadoria, publicou: “É sensacional ver um ator com tamanho domínio de todos os seus elementos em cena. Luiz Arthur é um ator dos grandes”.
Com a resposta positiva dessa primeira etapa da turnê, o ator já pensa nos próximos passos e expressa o desejo de levar Homem-Bomba para outras regiões do Brasil. “Ver essa peça tocando tantas pessoas só reforça minha vontade de levá-la ainda mais longe. Minas Gerais tem, mais uma vez, nos recebido de braços abertos, e espero que possamos expandir essa turnê para outros estados em breve”.
Theatro Capitólio e a rica cena cultural de Varginha
O Theatro Municipal Capitólio, inaugurado em 1927, é um ícone cultural de Varginha. Idealizado pelo industrial José Navarra e projetado pelo engenheiro Frisoti Agostini, o teatro possui estilo eclético e já foi palco de inúmeros eventos culturais ao longo de suas mais de nove décadas de existência. Recentemente revitalizado, o Capitólio continua a ser um espaço de celebração das artes na região.
Varginha, conhecida mundialmente pelo famoso caso do ET em 1996, oferece uma rica diversidade cultural. Além do teatro, a cidade abriga o Museu Municipal de Varginha, instalado em um edifício de 1920 que já foi sede do Banco do Brasil, e o Memorial do ET, dedicado ao incidente que colocou Varginha no mapa mundial. Esses pontos turísticos reforçam a importância de valorizar e consumir a cultura local, incentivando a participação em eventos como “Homem-Bomba”.
“Varginha tem uma identidade cultural muito forte. Estar aqui, nesse teatro histórico, é também uma forma de celebrar essa riqueza artística e o amor do público pelo teatro” enaltece Luiz Arthur sobre a cidade.
Sobre a peça
Com inspiração no romance “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde”, popularizado como ‘O Médico e o Monstro’, do britânico Robert Louis, “Homem-Bomba” apresenta um protagonista que mergulha nas contradições do ser humano. “O monstro não é um ser distante de nós. Ele nos habita, e cabe a cada um cuidar, compreender e educar a sua própria sombra”, reflete Luiz Arthur. Em cena, essa dualidade se materializa em uma figura que mistura traços de açougueiro, cientista e algoz de si mesmo, em um espaço reduzido de 2m², evocando um ambiente claustrofóbico e visceral.
A montagem se destaca, também, pelo rigor dramatúrgico e pela riqueza de referências, que vão de Aldous Huxley e Shakespeare a Carl Jung, Kafka e Beckett. “A trilha sonora também é uma viagem surpreendente, com Beethoven, Aretha Franklin e até um trecho de Pagliacci no gogó”, comenta o ator.
De Araguari a Varginha
Após a estreia da temporada em Araguari (07/03), o espetáculo encerra o mês, no dia 28, passando por Passos, no Teatro Gustavo José Lemos, às 20h. A retirada dos ingressos será entre os dias 24 e 28 de março, das 13h às 17h, no local. No dia 29, Poços de Caldas entra na rota com apresentação no Espaço Cultural da Urca – Teatro Benigno Gaiga, às 20h, sendo esta a estreia do espetáculo na cidade. Já no dia 30, a peça retorna a Varginha, finalizando a rota do mês de março, no Theatro Municipal Capitólio, às 19h.
Ficha Técnica
O espetáculo ganha vida sob a direção sensível e envolvente de Luiz Arthur, que também assina a trilha sonora e dá corpo e voz à atuação. O texto, escrito por Cynthia Paulino, conduz a narrativa com profundidade e intensidade, enquanto a ambientação cênica é fruto de um trabalho conjunto entre a autora e o diretor. A iluminação e a coordenação técnica ficam a cargo de Marina Arthuzzi, que cria atmosferas impactantes para cada cena. O figurino, concebido por Cynthia Paulino, e os adereços, elaborados por Mauro Gelmini, reforçam a identidade visual do espetáculo, assim como a maquiagem assinada por Linda Paulino, que contribui para a caracterização da personagem. O designer gráfico e o impulsionamento das redes sociais são desenvolvidos por Samara Martuchelli, garantindo a comunicação visual e a divulgação da peça. A realização é da Companhia Teatro Adulto, consolidando mais um projeto que valoriza a cena teatral mineira.
Sobre Luiz Arthur
LUIZ ARTHUR é ator, diretor, produtor e professor de teatro. É cofundador e integrante da Companhia Teatro Adulto (MG). É professor de interpretação e coordenador da Escola de Teatro PUC Minas, onde dirigiu diversos espetáculos. Recebeu vários prêmios e distinções pelo seu trabalho de criação nos palcos. Seu segundo solo “Homem-Bomba” segue em turnê nacional, espetáculo pelo qual recebeu os prêmios de melhor ator e melhor diretor do 10º Festival Nacional de Teatro do Piauí, em 2022, e de melhor ator do 8º Festival Nacional de Teatro de Passos e Região. Luiz Arthur atuou na novela “Fascinação” (1998), no SBT. Na TV Globo, participou de “Belíssima” (2005), “JK” (2006), “Caminho das Índias” (2009), “Passione” (2010) e “Rocky Story” (2017).
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero.
Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.
SERVIÇO
Espetáculo: Homem-Bomba, com Luiz Arthur
Local: Theatro Municipal Capitólio – Rua Presidente Antônio Carlos, 522 – Centro, Varginha – MG
Data: 30 de março
Horário: 19h
Entrada: Gratuita, com retirada de ingressos das 8h às 18h – Sujeito à lotação
Classificação: 14 anos
Patrocínio: Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais