FLIV começa nesta quinta-feira com várias atrações na Praça do ET

Contação de histórias, peças infantis, apresentações artísticas e musicais, palestras, bate-papo com escritores, espaço de troca de livros, praça de alimentação e presença de livrarias. Tudo isso estará presente na Praça do ET a partir desta quinta-feira (07/11) na FLIV 2019 – 5ª Feira Literária de Varginha, uma iniciativa da Prefeitura de Varginha, que conta com a organização da Fundação Cultural e da Apesul – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas.

Serão três dias de evento, com toda a programação gratuita. Na quinta-feira (07/11), o funcionamento será das 13h às 21h. Na sexta-feira (08/11) e no sábado (09/11), das 10h às 21h. O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, ressalta que a expectativa para a feira literária deste ano está muito grande. “Pela primeira vez faremos a FLIV na Praça do ET, um dos locais de mais visibilidade da nossa cidade. Além disso, a parceria com a Apesul fez com que os escritores varginhenses abraçassem o evento. Tenho certeza que será uma grande festa em prol da literatura, da arte e da cultura de Varginha”.

Musical Papo de Anjo é uma das atrações para as crianças e será apresentado na sexta-feira (08/11), às 15h.

 

Durante o dia, acontecerão várias atrações voltadas para o público infantil como as peças “A Borboleta Leta”, “A Família Carijó”, “As aventuras do boneco Julinho”, “Sansão, um Sol Trapalhão”, “Dante, o elefante” e o musical “Papo de Anjo”. Haverá ainda uma série de palestras sobre os mais variados temas como “A importância da literatura na autonomia humana”, “Música e literatura” e “Biblioterapia – Tratamento da alma pela literatura”.

Haverá ainda um espaço de troca de livros durante a FLIV 2019. Para participar, o leitor deverá levar um livro usado, mas em bom estado de conservação, e poderá escolher dentre outros que estiverem disponíveis no local. O funcionamento será na quinta-feira (07/11) e na sexta-feira (08/11), das 13h às 19h, na Praça do ET. Poderão ser trocados livros de literatura em geral, infantil ou juvenil, não-didáticos e não técnicos. Não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, religioso, dicionários, lista de endereços e telefones, teses e dissertações, enciclopédias, pornográficos e sobre sexologia, código civil e legislação e livros de informática.

O Cantus Coral Cênico se apresenta no sábado, às 18h15.

 

À noite, o foco será para as apresentações musicais. Logo no primeiro dia, às 18h30, o público poderá assistir à Philarmônica do Conservatório Estadual de Música de Varginha. Às 20h, o projeto 5ª da Boa Música terá uma edição especial na FLIV com apresentação do grupo de choro Brasileirinhos. Na sexta-feira, às 19h, o som fica por conta da banda Kaona. No sábado, às 12h30, a Praça do ET entra no ritmo do Maracatu, com o grupo Maraquetê, e às 18h15, rola a apresentação do Cantus Coral Cênico.

Já são 27 escritores confirmados, de Varginha e de outras cidades como Belo Horizonte/MG Caeté/MG, Heliodora/MG, Itanhandu/MG e Barrá do Piraí/RJ. Livros e outras publicações estarão à venda na Livraria da Cultura, Estock Livros, Livraria Nova Opção, Zeroleek e também haverá obras editadas pela Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco.

Esta será uma das delícias servidas durante a FLIV 2019 – 5ª Feira Literária de Varginha.

A gastronomia também será destaque com a participação do Ateliê La Cumparsita, Lokomotiv, Brigaderia, Eita Lelê, Cervejaria Gorillaz e Livraria da Cultura. Estarão à venda delícias como pão com pernil, cachorro quente, pão sírio assado na pedra com carne cozida na cebola, misto quente francês feito no brioche com queijo e presunto, sucos naturais, temaki, wrap mexicano, empada de palmito e frango, brigadeiros gourmet, pão de mel, cone trufado, pão de queijo, café expresso e cervejas artesanais.

A antologia Estação dos Versos será lançada na noite de sábado, finalizando a FLIV 2019. O livro é composto por 70 poesias de autores de Varginha. Na oportunidade haverá um sarau, em que cada um deles poderá recitar os versos para o público.

Confira a programação completa da FLIV 2019 – 5ª Feira Literária de Varginha. Mais informações pelo (35) 3690-2700.