AgendaNotícias

Fundação Cultural, artistas e artesãos definem detalhes da 3ª Feira de Economia Criativa

DSC04872Aconteceu ontem, dia 19/02, a reunião entre as representantes das associações de artesãos e das entidades beneficentes que realizam trabalhos manuais (Assoart, Aminarte, Ass. Dos Aposentados, Ass. Janet Finatti, Grupo Solidário de Artesãos pela Economia Criativa e Apac) para definição dos aspectos logísticos e infraestruturais da 3ª Feira de Economia Criativa de Varginha, que ocorrerá no Corredor Cultural no período de 03 a 08 de maio de 2016. A montagem será no dia 02/05 e o funcionamento de 14h às 22h, todos os dias.

O objetivo da reunião foi definir os detalhes técnicos e operacionais da Feira com a criação de uma equipe de trabalho comandada pelo diretor superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Prof. Francisco Graça de Moura e composta pelas representantes das associações de artesanato da cidade, que passarão a integrar a comissão organizadora e executora do Evento, junto aos servidores da Fundação. Tal iniciativa possibilitará uma maior democratização do espaço e interação entre os participantes.

Varginha foi o 1º município do Sul de Minas a incluir a economia criativa no contexto e como prioridade da política pública municipal de cultura. A expectativa é que o evento conte com a participação de cerca de 40 artesãos filiados às diversas associações locais atuantes no setor; 20 artesãos ligados às entidades assistenciais e filantrópicas e 25 artesãos do Grupo Solidário de Artesãos, perfazendo um total de 85 expositores. Além disso, deverão participar também autônomos que atuam na área de gastronomia típica mineira, regional e local; na produção de doces, licores, bolos e iguarias, com frutas próprias do município e da região.

No palco irão se apresentar cantores locais de reconhecido e proclamado talento; conjuntos, corais e bandas que executarão um repertório popular.

A Feira, pela sua extraordinária dimensão, ocupará todo o espaço do Corredor Cultural, onde serão instaladas as tendas para abrigar os expositores, além de um palco onde acontecerão, diariamente, das 18h às 22 horas, as apresentações musicais. Para essa edição será utilizado como modelo estrutural a mais antiga e tradicional Feira de Artesanato do interior de Minas – a Feira Mineira de Artesanato de São João Del Rei.

Para participação na 3ª Feira de Economia Criativa de Varginha os artistas e artesãos deverão ?estar cadastrados no Sistema Municipal de Cultura.?