Fundação Cultural e Cefet-MG firmam termo de cooperação

Na última quarta-feira (15/03), a Biblioteca Pública recebeu uma das atividades do 4º SILL – Simpósio de Língua e Literatura do Cefet-MG – Campus Varginha. O intuito foi apresentar o evento que acontece em maio deste ano, o grupo de pesquisa e trabalho que o Cefet-MG promove, além de estreitar os lanços com a Fundação Cultural.

Na oportunidade, a Fundação Cultural, por meio da Biblioteca e do Setor de Patrimônio, celebrou um termo de cooperação com o Cefet-MG para colaboração junto às atividades do ICMS Patrimônio Cultural.

“A gente aproveitou esse dia para firmar esse termo de cooperação para que sejam desenvolvidos mais trabalhos relacionados à literatura e também ao patrimônio cultural, além de divulgar esse importante evento que envolverá toda a nossa comunidade”, disse a coordenadora da Biblioteca Pública, Eliana Costa.

A coordenadora do 4º SILL, a Profª. Drª. Edilaine Toledo comentou que “nesta edição, estamos com dois dias de atividades. O primeiro no dia que será sexta-feira, dia 26 de maio, teremos atividades para o público interno e externo. As inscrições podem ser feitas pelo link disponível no Instagram e no site do evento. No sábado, teremos um momento acadêmico para que os colegas das instituições mostrem suas pesquisas e seus projetos”.

O diretor da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, enfatizou a importância da parceria com o Cefet-MG formalizada na cerimônia. “Os professores do Cefet-MG tem sido grandes incentivadores e colaboradores das atividades que vem sendo desenvolvidas pela Fundação Cultural. É uma honra ter essa parceria com uma instituição tão renomada”.

Para o vice-prefeito, Leonardo Ciacci, “essa é a função do espaço público, ao ofertar a oportunidades para que se possa otimizar o trabalho que vem sendo feito, neste caso em prol da literatura. Quero parabenizar todos os envolvidos, por realmente estarem transformando esse espaço”.

Língua e Literatura em destaque

O 4º SILL – Simpósio de Língua e Literatura será realizado nos dias 26 e 27 de maio de 2023 Campus Varginha. O simpósio é uma das atividades de extensão do GELLDIS – Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Cefet-MG Varginha. As inscrições para diversas atividades são gratuitas e já podem ser feitas pela plataforma Even3, pelo endereço https://www.even3.com.br/4-sill-simposio-de-lingua-e-literatura-do-cefet-mg-varginha-317662/.

O tema-título desta edição – “A literatura faz girar os saberes” frase de Roland Barthes, em seu texto “Aula” – procura encampar, em seu escopo, diversificados saberes que são mobilizados pela área da Literatura, em suas múltiplas relações tanto com conhecimentos de seu próprio campo das linguagens, quanto com outras áreas, ressaltando a da Educação.