Fundação Cultural lamenta morte do músico Edgard Brito
Com profundo pesar, a Fundação Cultural de Varginha lamenta o falecimento do músico Edgard Correa de Brito Neto, aos 50 anos, ocorrida nesta quarta-feira (13/11).
O corpo será velado nesta quinta-feira (14/11), a partir das 14h, no Velório Municipal de Varginha e o sepultamento acontecerá no Cemitério Municipal às 16h.
Edgard era tecladista da banda Tuatha de Danann desde 2004 e do novo projeto Tan Pinga ra Tan. A última apresentação dele junto ao grupo aconteceu na Estação Ferroviária no dia 31/10/2024 no projeto 5ª da Boa Música.
Edgard era técnico em piano pelo Conservatório Estadual de Música de Varginha (CEMVA) e especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Dedicou a vida à arte e à cultura varginhense. Lecionou no Conservatório de Música de Varginha, no Conservatório de Música de Três Pontas e na Escola Vivace em Poços de Caldas diversas disciplinas como História da Música, Teclado Eletrônico, Leitura aplicada ao Piano, Imagem Musical, Criação Musical e Apreciação Musical. Foi professor de musicalização de 85 crianças de 04 a 11 anos na zona rural de Varginha para entre 2010 e 2012.
Foi idealizador no CEMVA dos projetos Belas Quartas e da Semana Villa-Lobos, além de um projeto de eventos musicais na cidade de Varginha chamado Conversa Afinada desde 2010.
Mantinha uma loja dedicada à venda de LPs, CDs, livros e partituras de jazz, MPB, clássicos, Rock, Metal e raridades.
Com o Tuatha de Danann, Edgard gravou os álbuns “Trova di Danú” (2004), “Dawn of a New Sun” (2015), “In Nomine Éireann” (2020) e “The Nameless Cry” (2023), bem como singles, EPs e o trabalho ao vivo “Live Covid Sessions – A Tribute to Martin Walkyier and Skyclad” (2023). Participou também das bandas Braia, Mr. Wizard / Zarg e Kernunna.