Fundação Cultural promove 10º Encontro Anual de Folia de Reis de Varginha

No último domingo (07/01) centenas de varginhenses acompanharam o 10º Encontro Anual de Folia de Reis, iniciado às 10h pela Epifania do Senhor, santa missa celebrada pelo Padre José Luis Gouvêa na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. A fé e a devoção das Companhias de Reis marcaram a celebração, que contou com momentos de louvor aos Santos Reis e ao Menino Jesus.

O prefeito Vérdi Lúcio Melo e o vice-prefeito Leonardo Ciacci acompanharam a missa, junto com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica; e os diretores do Theatro Capitólio, Lindon Lopes; e do Museu Municipal, Paulo Sérgio Rosa.

Para o prefeito Vérdi, as Companhias de Reis são uma importante manifestação cultural e religiosa do município. “Todos os anos, elas levam essa devoção às casas de centenas de famílias da nossa cidade e mostram a fé e a religiosidade do nosso povo”, destaca o prefeito.

O vice-prefeito Leonardo Ciacci enfatizou o papel da Fundação Cultural na manutenção e difusão desta manifestação cultural centenária no município. “De 25 de dezembro a 06 de janeiro, as ruas são tomadas por cores e música, retratando nossa cultura e nossa fé. Parabéns à Fundação Cultural por manter a tradição da Folia de Reis!”, disse Leonardo Ciacci.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, neste ano serão disponibilizados cerca de R$ 100 mil compartilhados entre as companhias atuantes no município. “É uma forma de incentivarmos a manutenção desta manifestação cultural, considerada patrimônio cultural imaterial da nossa cidade. Com esses recursos, as companhias podem comprar instrumentos, investir em indumentárias, dentre outros itens”.

Uma das novidades deste ano foi que o encontro começou a ser realizado mais cedo, logo após a missa. Por volta das 12h, as companhias subiram a Avenida Rio Branco em cortejo e iniciaram as apresentações na Concha Acústica Mariângela Calil.

Lindon Lopes, diretor do Theatro Capitólio e organizador do Encontro Anual, destacou que foi gratificante ver a população acompanhando as Companhias, que se apresentaram por cerca de seis horas, se intercalando a cada 20 minutos. “Mostra que essa nossa cultura não vai acabar, que está cada vez mais forte levando uma mensagem de fé e esperança aos Santos Reis e ao Menino Jesus”, destaca Lindon Lopes.

Se apresentaram no 10º Encontro Anual de Folia de Reis as companhias Estrela Brilhante, Imaculada Mãe dos Anjos, Irmãos da Fé, Lenço Preto, Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora do Rosário, Poeirinha & Amigos, Rei dos Reis, Santa Cruz, Santo Expedito, São Benedito, São João Batista, São José, São Lázaro e Reis do Oriente.

@varginhacultural

Entrada das Companhias de Reis na missa de ação de graças 10° Encontro Anual de Folia de Reis de Varginha. #varginha #varginhamg #varginhamg? #varginhacultural #foliadereis #companhiadereis

@varginhacultural

Companhia de Reis Imaculada Mãe dos Anjos cantando o Hino de Reis no encerramento da missa em Ação de Graças do 10º Encontro Anual de Folia de Reis de Varginha. #varginha #varginhamg #varginhamg? #varginhacultural #foliadereis #companhiadereis