Inscrições abertas para a edição online do I Seminário de Patrimônio Imaterial de Varginha

A Fundação Cultural de Varginha promove o I Seminário do Patrimônio Imaterial no dia 25 de agosto (terça-feira). O evento terá transmissão online pelo Facebook, YouTube e site Varginha Cultural. O tema desta 1ª edição é “Folia de Reis: transmitindo o conhecimento, preservando memórias”. As palestras acontecerão entre 9h e 16h.

As inscrições para a emissão de certificados podem ser feitas até o dia 14 de agosto (ver formulário abaixo). O evento é voltado aos integrantes das Companhias de Reis, gestores e conselheiros municipais de cultura e patrimônio, folcloristas, estudantes, pesquisadores e comunidade em geral, não apenas de Varginha, mas de qualquer parte do país.

Dentre os objetivos do evento estão a promoção da cultura tradicional das Folias de Reis de Varginha e a diversidade de expressões artísticas associadas a ela, além do compartilhamento dos saberes das folias para as novas gerações, articulando os modos tradicionais com as novas tecnologias.

https://youtu.be/bJ_k-_Omki4



Na programação estão previstas as palestras “A tradição e a religiosidade das Folias de Reis”, “O mundo ritualístico das Folias de Reis”, “Folia de Reis: tradição da cultura popular” e “A formação das Folias de Reis locais: o papel do núcleo familiar na transmissão dos saberes”. Haverá ainda o lançamento do Dossiê de Registro das Folias de Reis de Varginha e a exibição dos documentários “No Caminho de Reis entre Cores e Cantos” e “Folias de Reis de Varginha”.

Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 3690-2718 e pelo e-mail patrimoniocultural@fundacaoculturaldevarginha.com.br.


Confira a programação

9h – Abertura: lançamento do Dossiê de Registro das Folias de Reis de Varginha

9h15 – Palestra “A tradição e a religiosidade das Folias de Reis”, com Marcos Valério Albinati Silva

10h – Documentário “No Caminho de Reis entre Cores e Cantos”

10h15 – Palestra: “O mundo ritualístico das Folias de Reis”, com Marco Antônio Silva Pereira

14h – Palestra Folia de Reis: tradição da cultura popular, com Odair Martins Lemes

14h45 – Documentário Folias de Reis Varginha

15h – Palestra “A formação das Folias de Reis locais: o papel do núcleo familiar na transmissão dos saberes”, com Gustavo Guimarães Uchôas

16h – Encerramento


Saiba mais sobre o Seminário

Jornalista responsável:

Agnaldo Montesso | MTB 15.903 JP
Fundação Cultural de Varginha/MG
Tel./WhatsApp: (35) 3690-2700
Endereços e telefones

Acesse as redes sociais da Fundação Cultural:

 

Deixe uma resposta