Lei Paulo Gustavo: inscrições em Varginha terminam nesta quinta-feira

As inscrições nos editais da Lei Paulo Gustavo em Varginha terminam nesta quinta-feira (30/11), às 16h. No edital proposto para a seleção de projetos culturais de audiovisual será destinado o valor de R$ 769.381,65. Já no edital designado às demais áreas da cultura serão empregados R$ 331.856,60. O link para os formulários de inscrição está disponível na Plataforma Prosas.

Nesta segunda e terça-feira (27 e 28/11), a consultoria contratada pela Fundação Cultural promoveu um plantão tira-dúvidas para que os fazedores de cultura do município pudessem esclarecer informações presentes no edital. A primeira ação foi on-line e está disponível no YouTube no canal www.youtube.com/@varginhacultural com quase duas horas de duração. A segunda iniciativa foi presencial e aconteceu das 14h às 22h na antiga Estação Ferroviária, sede da Fundação Cultural nesta terça-feira (28/11).

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, todo o processo tem sido feito com transparência e diálogo com a classe artística. “Junto com a Comissão de Acompanhamento nomeada pelo prefeito Vérdi, fizemos quatro oitivas para captar os anseios dos profissionais. Contratamos uma consultoria da FACEPE – Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas, órgão vinculado à Unifal-MG, para elaborar os editais, criar os formulários, fazer o atendimento e a análise dos projetos enviados. Os editais foram enviados ao Ministério Público para conhecimento e os pareceristas são profissionais renomados, de fora de Varginha, para garantir a isenção do julgamento”.

Ainda de acordo com Marquinho Benfica, “como prevê a lei, faremos o pagamento até 31 de dezembro de 2023 aos profissionais da cultura que tiverem os projetos aprovados. Eles poderão executar as iniciativas até o fim de 2024 e deverão prestar contas das ações desenvolvidas”.

Todas as informações sobre a execução da Lei Paulo Gustavo em Varginha estão disponíveis em www.fundacaoculturaldevarginha.com.br/leipaulogustavo.