Minas Dance Festival chega a sua décima edição neste sábado no Theatro Capitólio

Neste sábado a cidade não vai parar de dançar. A partir das 18h30, o Theatro Municipal Capitólio vai receber academias e cias de dança de diversas partes de Minas, para a 10ª Edição do “Minas Dance Festival”.

A abertura ficará por conta da renomada bailarina de dança do ventre da capital mineira Anisah Salihah, que será também uma das juradas do festival.

Trinta e uma companhias de dança integram a programação, com apresentações de 76 coreografias em diversos estilos. As cidades participantes são: Barbacena, Três Pontas, Pouso Alegre, Paraguaçu, Boa Esperança, São Lourenço, Campanha e Varginha.

As companhias irão usar muita criatividade em diversas formas de expressão. A programação será de alto nível profissional e cultural, sendo ponto de encontro de dançarinos, coreógrafos e admiradores da dança.

O evento contribui para o interesse crescente em festivais e mostras que vem sendo realizados em todo Brasil, na tentativa de profissionalizar quem atua no setor. O objetivo é buscar a valorização e desenvolvimento do artista, à medida que se investe na formação de profissionais de alto nível. A realização de um evento deste porte amplia o conhecimento, a informação teórica e o respeito pela dança, além de elevar nome de Varginha como a capital dos festivais bem elaborados e organizados. A iniciativa inclui a cidade no circuito cultural e possibilita descobrir novos bailarinos e dançarinos.

Os trabalhos apresentados serão analisados por uma comissão julgadora composta por profissionais da dança. Será oferecido um prêmio de R$ 3.500,00 e troféus para o 1º, 2º e 3º lugares de todas as modalidades e categorias. O melhor bailarino e bailarina também recebem troféus. A premiação em dinheiro será somente para as três melhores companhias da noite, de acordo com a comissão julgadora.

A realização do festival é do bailarino e empreendedor cultural Renato Sarto, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura Municipal, Fundação Cultural e patrocínio da Unimed.