Museu de Varginha recebe exposição “Cambuquira: a charmosa estância hidromineral de Minas Gerais”

A história da cidade de Cambuquira é destaque no Museu Municipal de Varginha até o dia 29 de julho com a exposição fotográfica “Cambuquira: a charmosa estância hidromineral de Minas Gerais”. A iniciativa é do Instituto Luso-Ítalo–Brasileiro de História, Ecologia e Cultura, em parceria com a Prefeitura de Varginha, por meio da Biblioteca Pública e Museu Municipal.

O curador da exposição e presidente do Instituto, Marcelo Nascimento, destaca que estão sendo expostas 100 fotografias que retratam a história e a cultura dessa importante estância mineral sul mineira. A exposição marca ainda os 150 anos da fundação do Arraial de Cambuquira, erigido em distrito de Campanha, em 1872.

Para Marcelo Nascimento, “Cambuquira é uma dos raros municípios de Minas Gerais e do Brasil que foi planejado. É a charmosa princesa das águas minerais e viveu um tempo áureo que é uma história de cinema, de novela das 6. Participou de um concurso de água mineral, ficando em segundo lugar dentre várias localidades de todo mundo. Era uma cidade pequena, com sua estação férrea que atraia muitos turistas, casais que iam passar a lua de mel, tem uma história de romantismo, de charme, que também faz parte da época de ouro dos cassinos no Brasil”.

O diretor do Museu Municipal, Lindon Lopes, ressaltou a importância da exposição para o Sul de Minas. “O Instituto Luso-Ítalo–Brasileiro vem fazendo um importante papel de resgate e de divulgação da nossa história e cultura. Foi assim com a exposição da Imigração Italiana e agora ressalta nossa querida cidade vizinha de Cambuquira, um linda estância hidromineral, cheia de história”, afirma Lindon Lopes.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h no Museu Municipal, que está localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro (logo abaixo da Igreja Matriz). Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 3690-2716.

Deixe um comentário