Museu Municipal destaca a contação de histórias como poderosa ferramenta para a formação infantil

Muitas crianças e adultos estiveram no Museu Municipal de Varginha no último domingo (04/09) para prestigiar o espetáculo “Speto Show”, que contou com muita música em forma de contação de histórias. A cada primeiro domingo do mês cresce o interesse do público varginhense em prestigiar as atividades culturais promovidas pelo Museu e Biblioteca, por meio do projeto “Visite o Museu no Primeiro Domingo do Mês”. O palhaço Speto divertiu o público que lotou o jardim do Museu e Biblioteca, local da apresentação.

De acordo com Lindon Lopes, diretor do Museu Municipal, o espaço tem se tornado pequeno para a demanda cada vez maior do público, que busca diversão e também conhecimento. “Nossa intenção é mostrar a importância da preservação do patrimônio e, principalmente, a formação de público. Durante a contação de histórias, as crianças exercitaram a fantasia e a imaginação. Elas também adquiriram intimidade com a leitura e o gosto pela música”, relata Lindon Lopes.

O palhaço Speto, interpretado pelo ator Lucas Logan, mesclou músicas infantis conhecidas das crianças e também canções dos anos 80 que contagiaram também os pais.

Para a bibliotecária Eliana Costa, “a inserção da leitura na vida escolar dos pequeninos feita pela contação de histórias faz com que haja interesse pela leitura de outros livros com novas histórias. Os espetáculos infantis são uma ferramenta indiscutível para incentivar a prática da leitura”.

Após a apresentação, os pais visitaram o Museu mostrando aos pequeninos a importância da preservação das peças e objetos do rico acervo da entidade.

A realização da atividade foi da Associação Artística Marlene Paiva, com apoio da Prefeitura de Varginha, Fundação Cultural, Museu Municipal e Biblioteca Pública.