Nova diretoria assume Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências

A Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC), instituição cultural com 63 anos de existência, conta com nova diretoria eleita para o biênio 2024-2025. O professor, escritor, cantor, compositor e empresário, Moacyr Vallim Filho, foi eleito presidente.

A diretoria é composta também por Lindon Lopes da Silva (vice-presidente), Luciane Madrid César (1ª secretária), Luiz Henrique de Souza Pinto (2º secretário), Wanderson Vitor Boareto (secretário-geral), Tadeu Pinto Mendes (tesoureiro), além de Rodrigo Murad, João Baroli e Júlia Eugênia Gonçalves (membros do Conselho Fiscal).

A nova diretoria tomou posse por aclamação em ato contínuo à proclamação do resultado da eleição que aconteceu no dia 06 de dezembro de 2023 na sede da AVLAC que está localizada na torre da antiga Estação Ferroviária de Varginha.

No discurso de posse o novo presidente Moacyr Vallim Filho agradeceu todos os presentes e disse que “o convívio com os confrades é um constante aprendizado e estímulo para novos trabalhos, onde, num repente, uma luz se acende na alma de cada membro e que na sua gestão todos os acadêmicos terão oportunidade de mostrar seus trabalhos em prol da arte e da cultura”.

O vice-presidente Lindon Lopes exaltou o trabalho da gestão anterior, agradeceu o apoio e a confiança em seu trabalho e disse que “a Academia Varginhense de Letras é uma instituição histórica de Varginha e reconhecida como a entidade mais antiga em atividades culturais no município”.

Fundada em 21 de fevereiro de 1960 pelo médico Manoel Rodrigues de Souza, a Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, como todas as outras academias de Letras mundo afora, compõe-se em sua grande maioria de 40 cadeiras ocupadas por membros efetivos, tendo o título de imortais.