Recital de Piano a Quatro Mãos é atração do próximo domingo no Theatro Capitólio

No próximo domingo (13/05), às 10h30, o Theatro Municipal Capitólio recebe o Recital de Piano a Quatro Mãos, com Francis Vilela e Hélcio Baroni. Os pianistas tocarão obras “Carnaval dos Animais”, de Camille Saint Saens; “Mamãe Ganso”, de Maurice Ravel e “Cenas do Oriente”, de Robert Schumann. A apresentação será de Jeferson Bertoldo.

Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Todos pagam meia com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será revertido para o Lar São Vicente de Paulo. Os ingressos podem ser comprados pelo (35) 9 9103-3867 / 9 8849-2908 ou na portaria de Theatro antes do recital. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural .

Sobre as obras

A peça “Cenas do Oriente”, de Robert Schumann, é considerada a mais difícil do compositor para piano a quatro mãos, com inspiração em poemas Árabes chamados Makamen de Hariri. A composição é romântica e descreve cenários orientais exuberantes.

A obra “Mamãe Ganso” é baseada em contos de fadas. Ravel entra no universo infantil musicalizando, por vezes com intenção de despertar a sensibilidade musical e poética nos ouvintes, em especial nas crianças.

Também com foco na musicalização infantil, o “Carnaval dos Animais” de Saint Saëns é uma grande festa musical, em que o piano reproduz características de alguns animais.

Conheça os pianistas

Francis Vilela é natural de Lavras – MG, iniciou os estudos de piano aos 17 anos no Conservatório de Música Maestro Marciliano Braga em Varginha-MG, com a professora Eldah Regina Drummond. Tornou-se bacharel em Piano na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (EMU-UFMG) na classe do professor Miguel Rosselini e licenciado em educação musical na Universidade do Vale do Rio Verde (Unincor), além de ter estudado como aluno especial de mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Já realizou recitais solo e como camerista nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Bragança Paulista, Diamantina, Varginha, Lavras, Lambari, Carmo da Cachoeira e outras. Hoje, é professor e pianista do Conservatório de Música de Varginha e professor no Centro Musical Edgar Willems em Lavras – MG.

Hélcio Baroni iniciou os estudos de música no Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga com a professora Eldah Drumond, em Varginha. No ano de 2005 ingressou no curso de música da USP (Universidade do Estado de Sao Paulo), no qual cursou bacharelado na classe do Professor Doutor Fernando Crespo Corvisier. Participou do curso de música brasileira e jazz promovido pela faculdade Souza Lima; Berklee em 2017. Desde de 2008, vem atuando como professor e pianista de diversas formações tanto erudito quanto popular.