Theatro Capitólio recebe AVCB do Corpo de Bombeiros

“É uma grande conquista nestes 93 anos de história do nosso querido Theatro Municipal Capitólio, referência no Sul de Minas como um dos espaços mais bonitos e que agora tem a garantia de toda a segurança para receber o público em apresentações culturais”, comemora Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais emitiu no dia 15 de setembro deste ano um documento que certifica que a edificação do Theatro Capitólio possui as medidas de segurança previstas na legislação estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico vigente. É a primeira vez, em mais de 90 anos, que o local com 1.455 m² recebe este documento chamado AVCB, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Para conquistá-lo, várias medidas foram tomadas pela equipe da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano para adequar a estrutura às regras estabelecidas em nível estadual e federal.

De acordo com a arquiteta Danielle de Souza Guimarães, foram instalados corrimões nas escadas, que também receberam fitas antiderrapantes, luminárias e sinalização de emergência, fita emborrachada nas vigas e houve a manutenção do alarme de incêndio.

De acordo com a Lei Estadual nº 14.130/2001 e o Decreto Estadual nº 46.595/2014, toda edificação destinada ao uso coletivo deve ser regularizada junto ao Corpo de Bombeiros para proteger a população de incidentes que a ponham em risco. O risco leva em conta área, ocupação e atividade desenvolvida no imóvel.

Reforma será iniciada em 2021

Troca do sistema elétrico para suportar os equipamentos de som e iluminação mais modernos, pintura externa e interna, retirada de infiltrações, manutenção nas cortinas e nas cadeiras, além de instalação de internet de alta velocidade para viabilizar a transmissão ao vivo dos shows e espetáculos.

No início de 2021, o Theatro Capitólio receberá estas e outras melhorias com investimento de recursos já garantidos pelo Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural. Com a reforma, que será realizada pela empresa Tri-Service Engenhart’s e Terceirização Ltda, o Theatro poderá sediar, ainda em 2021, grandes eventos voltados à população de Varginha e região.