Theatro Capitólio recebe hoje lançamento de livro e recital

Dando prosseguimento aos eventos que marcam a reinauguração e a comemoração de 95 anos do Theatro Capitólio, acontece na noite desta terça-feira (11/10) o lançamento do livro “Theatro Capitólio de Varginha (MG): do objeto ao símbolo” e também o recital “Uma viagem musical”, com Alexandre Braga (flauta) e Elvira Gomes (pianista). Os eventos compõem ainda as festividades pelos 140 anos de emancipação político-administrativa de Varginha.

Livro de José Roberto Sales será lançado às 18h30

A programação de hoje começa às 18h30 no foyer Aurélia Rubião, onde será realizado o lançamento do livro “Theatro Capitólio de Varginha (MG): do objeto ao símbolo”. O evento é aberto ao público. Não é preciso retirar ingressos antecipados para participar. Na obra, de 570 páginas, José Roberto Sales rememora a cultura varginhense e destaca a história do Theatro Municipal Capitólio desde a fundação em 1927 até os dias atuais. Após o lançamento, o livro será disponibilizado também pelo site varginhacultural.com.br. A Fundação Cultural confeccionou 300 exemplares, que terão distribuição dirigida.

Apresentação de Alexandre Braga e Elvira Gomes será às 20h

Às 20h, Alexandre Braga e Elvira Gomes sobem no palco do teatro para apresentar o recital “Uma viagem musical”, que contará com a participação especial da violinista Martha Pacífico e do trompetista Henrique Pacífico. No programa, composições de Gabriel Fauré, Carl Maria von Weber, Carlos Gardel, Dinho Batistão, dentre outros. A entrada é gratuita, mediante apresentação de convites estão sendo distribuídos no Theatro Capitólio nesta terça-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na bilheteria do teatro.

Exposição “Mãos à obra” homenageia trabalhadores que atuaram na revitalização do teatro

No foyer Aurélia Rubião, o público também poderá visitar a exposição fotográfica “Mãos à obra”, em homenagem aos trabalhadores que atuaram na revitalização do Theatro Capitólio em 2021 e 2022. A curadoria é de Cláudio Henrique Martins, coordenador do Centro de Documentação Histórica da Fundação Cultural de Varginha. A exposição prossegue até 28 de outubro.

O Theatro Municipal Capitólio foi reaberto ao público no último domingo (09/10) após a inauguração das obras de reforma, restauração e revitalização, que contou com o concerto dos músicos Rommel Fernandes, Roberto Ring e Pablo Rossi por meio de parceria entre a Fundação Cultural de Varginha e a EPTV Sul de Minas.

Sobre o livro

O livro “Theatro Capitólio de Varginha (MG): do objeto ao símbolo” é dividido em duas partes e conta a história do teatro construído pela família Navarra de imigrantes italianos. A Parte I “Breve história das atividades culturais e de entretenimento em Varginha (1884-1930)” apresenta as seguintes áreas da cultura: leitura (imprensa local e Biblioteca Municipal); Carnaval; circos, espetáculos equestres e touradas; artistas transformistas; espetáculos com bonecos e fantoches; espetáculos de ilusionismo; dança; música; exposições (pinturas, fotografias e plantas arquitetônicas); jogos; cinemas (Cinema Brasil e Cinema Íris); teatros em Varginha (1884-1927): Casa da Instrução (1884) e Teatro Municipal ou Cineteatro Íris (1901-1927): histórico, espetáculos, filmes, eventos políticos, cívicos e sociais, e a legislação sobre teatros no Código de Posturas Municipal de 1919; grupos de teatro amador e a idealização de um Cineteatro Popular (1930). A Parte II “Theatro Municipal Capitólio” apresenta o histórico da construção do Theatro Capitólio no período entre 1921 e 1927; a descrição do estilo da arquitetura; a inauguração (1927) e as reinaugurações (1985 e 2011); as escrituras públicas de compra e venda do lote e do prédio (1924, 1943, 1945 e 1983); as reformas realizadas; o tombamento do prédio; os espetáculos com as companhias e artistas internacionais de música, canto e dança, companhias e artistas nacionais, companhias e artistas de Varginha; exposições e lançamentos de livros no Foyer Aurélia Rubião; realização de oficinas de teatro; o uso do teatro para eventos políticos durante os anos iniciais do Estado Novo (1937-1938); transcrição de crônicas sobre o Capitólio (1940/1943); produção de conhecimento sobre o Capitólio; depoimentos de escritores, artistas e políticos; e a dinâmica da construção do Theatro Capitólio do objeto ao símbolo. O livro é encerrado com o Apêndice Theatro Municipal Capitólio datas de importância histórica.

Sobre os músicos

Alexandre Braga

O flautista iniciou os estudos com a professora Leonilda Silva no Conservatório de Varginha-MG, cidade natal. Graduado pela UFMG, desenvolve há quase duas décadas uma carreira como músico de orquestra, sendo flautista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde sua fundação. Membro correspondente da Academia Varginhense de Letras Artes e Ciências.

Elvira Gomes

A pianista estudou com Adrienne Diniz Vallim em Varginha, sua terra natal. Graduou-se na Academia de Música Lorenzo Ferrandez do RJ, tendo sido professora no Conservatório Estadual de Varginha e diretora da Academia Lorenzo Ferrandez, sucursal de Varginha. É membro na cadeira nº 6 da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências.