Varginha se destaca na região na pontuação do ICMS Patrimônio Cultural

Varginha se destaca mais uma vez entre as cidades da região na pontuação do ICMS Patrimônio Cultural divulgada recentemente pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O município conquistou 16,74 pontos e ficou em segundo lugar no Sul de Minas. A pontuação é relativa às atividades realizadas em 2019 pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural do município.

O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, comemora a pontuação, que vai garantir mais recursos para a área nos próximos anos. “Varginha novamente entra em um ciclo virtuoso. Quanto mais investimos na preservação do nosso patrimônio, mais receberemos recursos para atuar na área. Parabenizo toda equipe do Setor de Patrimônio que realizou diversas atividades no ano passado que elevaram a nossa pontuação e, o mais importante, ajudaram a preservar nossa história”.

A equipe responsável pelas atividades é composta pelos servidores Danielle de Souza Guimarães, Eliana Cristina Costa, Cláudio Henrique Martins e Hian Adler Garcia, além da colaboração da ex-servidora da Fundação, Bianca Gomes da Costa.

“O trabalho na área da cultura em Varginha é amplo, sério e eficiente, o que garantiu a elevação na pontuação do Iepha. Isso nos incentiva a continuar com ações que valorizam e preservam a nossa história, que é rica e merecedora de toda essa atenção dos nossos investimentos”, enfatiza o prefeito Vérdi Lúcio Melo.

Dentre as ações realizadas em 2019 está o projeto “Nosso Patrimônio, Nosso Tesouro” com a ação educativa “Brincando com o Patrimônio” para alunos do 3º e 4º ano da Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende com um tabuleiro interativo com 40 m², em que à medida que os alunos acertavam as respostas relacionadas à história dos patrimônios tombados avançavam no jogo.

Tabuleiro interativo de 40 m² faz parte da ação educativa “Brincando com o Patrimônio”

Houve ainda o “Quiz do Patrimônio” com alunos do 9º ano da mesma escola, um jogo de perguntas e respostas, com diferentes níveis de dificuldade, sobre a memória e o patrimônio cultural do município. Outra ação foi o Concurso “Curta o Patrimônio”, em que 70 alunos retrataram a história de 14 patrimônios culturais.

Pela primeira vez, Varginha sediou a Rodada Regional do Patrimônio Cultural. O evento foi realizado em agosto no auditório da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha – ACIV e contou com a participação de gestores da área cultural de 53 municípios do Estado.

Também no mês de agosto foi realizada a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural, que contou com o lançamento do livro “Cozinha das Geraes: sabores, segredos e tradições” com 34 deliciosas receitas que marcam a culinária em Minas Gerais. Além dos pratos, a edição contém curiosidades sobre algumas guloseimas e ainda frases de chefs e historiadores. Foi feita ainda a exposição “Cozinha Mineira: segredos, histórias e delícias”

Livro “Cozinha das Geraes: sabores, segredos e tradições foi lançado em agosto

Já o 1º Seminário do Patrimônio Cultural de Varginha realizado no mês de outubro do ano passado discutiu as ferramentas de gestão da área, além de destacar a importância da valorização, preservação e proteção do patrimônio histórico e cultural. No evento foi distribuída a cartilha “Patrimônio Cultural – Varginha: nossa história, nosso presente”, com um resgate da história de cada bem tombado na cidade.

O prefeito Vérdi Lúcio Melo participou da abertura do 1º Seminário do Patrimônio Cultural de Varginha

Os Conselheiros Municipais de Patrimônio Cultural e os servidores da Fundação Cultural participaram do curso “Conselhos Municipais do Patrimônio Cultural – Aspectos Práticos” oferecido em novembro de 2019 pela AME Cultura, consultoria contratada pela Fundação. O objetivo foi capacitar sobre os vários aspectos da área, munindo os profissionais para atuar de maneira mais eficiente.

Atividades de Educação Patrimonial
  1. Oficina de Educação Patrimonial “Na trilha da Educação Patrimonial”
  2. Gestão Cultural: minicurso
  3. 1º Seminário de Patrimônio Cultural
  4. Gestão, Proteção e Promoção do Patrimônio Cultural em Municípios: oficina de capacitação dos servidores
  5. Ação “Brincando com o Patrimônio”
  6. Ação: “Para proteger é preciso conhecer”
  7. Ação Educativa “Restaurar é resgatar a história”
Atividades de Difusão do Patrimônio
  1. Livreto de receitas: “Cozinha das Geraes: sabores, segredo e tradições”
  2. Cartilha: “Patrimônio Histórico: Varginha, nossa história, nosso presente”
  3. Coleção de cartões-postais: “Varginha em postais”
  4. Exposição “Cozinha Mineira: segredos, histórias e delícias”
  5. 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
  6. Publicação do livro de Atas da Câmara Municipal
Atividades de implementação de Políticas Públicas de Patrimônio Cultural
  1. Restauração da Estátua da Deusa Vênus
  2. Obras de conservação e manutenção de bens culturais: Theatro Capitólio, Estação Ferroviária e Casarão Mariana Figueiredo Frota (Museu Municipal e Biblioteca Pública)
  3. Vistorias de bens tombados
  4. Inventário de bens imóveis, móveis e imateriais da zona rural
  5. Assistência ao Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural
  6. Desenvolvimento e acompanhamento de processos de tombamento e registro: Conjunto de Imagens Sacras da Antiga Igreja Matriz, Locomotiva RMV 157 e Folias de Reis de Varginha
  7. Apoio a ações de salvaguarda de bens registrados: Folias de Reis
  8. Relatório de Política municipal de proteção ao patrimônio cultural e outras ações
  9. Relatório de investimentos e despesas financeiras em bens culturais protegidos
  10. Laudos de Estado de Conservação de Bens Culturais Tombados
ICMS Patrimônio Cultural

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo do Governo de Minas para preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse dos recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes. O programa, que completa 25 anos em 2020, estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais.

Jornalista responsável:

Agnaldo Montesso | MTB 15.903 JP
Fundação Cultural de Varginha/MG
Tel./WhatsApp: (35) 3690-2700
Endereços e telefones

Acesse as redes sociais da Fundação Cultural:

Deixe uma resposta