Agenda, Corredor Cultural, Quinta da Boa Música | 07.11.17

Zé Guela convida O Clown e os Tambores no Quinta da Boa Música

No show releituras da MPB e autorais e abertura com Jaqueline Nicolau

A Fundação Cultural de Varginha confirma a 288ª edição do Projeto Quinta da Boa Música, dia 09/11, às 20h, na plataforma de embarque da antiga Estação Ferroviária de Varginha, apresentando o show Zé Guela convida O Clown e os Tambores com o cantor, compositor, ator e tecladista Alfenense e que reside atualmente em Divinópolis Zé Guela. No repertório releituras da MPB e autorais.

Para abertura do show a convidada da semana é a cantora varginhense Jaqueline Nicolau que mostrará um pouco de MPB. Natural de Varginha. Iniciou na música desde os sete anos de idade sempre influenciada pela família, mãe, tio e avô todos violonistas e cantores. Hoje já com quinze anos de experiência tem participado de diversos movimentos culturais na região. Estudou violão no Conservatório de Varginha, morou em Ipatinga onde estudou percussão, e nesta quinta promete um selecionado repertório incluindo desde Cazuza, Cássia Eller, Duncan, Lee, Ana Carolina até Lulu Santos, Paralamas e Kid Abelha.

O Clown é o nome do duo, da banda, da trupe ou de apenas dois amigos, músicos e palhaços, temperados com irreverência nas letras, arranjos e melodias de suas canções, dando sentimentos de humor, bom gosto e boa música.

O duo usa formas musicais curiosas e inovadoras interagindo com o público que se torna parte do espetáculo. Concebido pelos músicos Daniel Penido (percussionista, baterista e ator) e José Henrique Lorenzo (tecladista, cantor e compositor, também conhecido como Zé Guela), o duo vem para inovar e mostrar que é preciso coragem e determinação de quem, acima de tudo, acredita no novo.

ZÉ GÜELA

Em 2000 na cidade de Alfenas/MG, Zé Guela formou uma banda e o apelido, informal, se transformou no nome do grupo. A banda, na época, fazia um rock de entretenimento, irreverente, despretensioso. E nessa brincadeira, lá se foram dois CDs independentes: No Style e Dama, Virgem e Pura. Os anos se passaram, a cena musical mudou, Zé Guela amadureceu. E com esse amadurecimento veio uma nova postura musical.

Foi quando, enfim, o reconhecimento começou a surgir e veio a guinada na carreira do grupo.

Em 2007/2008 já residindo em Divinópolis/MG, a banda lança o seu primeiro trabalho de gente grande, o CD Casa de Boneca, com o qual foi selecionado para os mais importantes projetos da cena independente mineira, como o Música Independente, o Conexão Telemig Celular (atual Conexão Vivo) e o Festival Nacional da Canção, antigo Festival de Boa Esperança. Não estavam brincando os jurados dos festivais de Botucatu/SP, Triangulo Music, Fenacer-Divinópolis/MG, Cláudio/MG, Machado/MG, Piraí/RJ e Alegre/ES, quando também classificaram a banda entre os primeiros colocados. Assim como Milton Nascimento, quando convidou Zé Guela para participar de seu último DVD (Pietá) e para um grande show que fez em Três Pontas/MG durante o Festival Música do Mundo.

Em 2016, a banda Zé Guela comemora 10 anos de carreira e esta importante data, não poderia passar despercebida.

O último espetáculo realizado no Teatro Alterosa em Belo Horizonte/MG, permitiu ao grupo reunir canções inéditas e de trabalhos anteriores, para o primeiro DVD ao vivo da Zé Guela. Com um currículo tão representativo, a banda ainda não teve oportunidade de circular em eventos fora do Brasil. A proposta justifica-se pelo ineditismo e pela coragem de realçar a música feita no interior mineiro e a força de expressão do piano em toda sua potencialidade. Em 2017 Zé Guela inicia uma nova Turnê viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura e com o Patrocínio da Katuxa Calçados. A turnê terá início no dia 28-10-2017 na cidade de Divinópolis no importante festival “Só Autorais” e passará também por outras cidades mineiras : Varginha, Alfenas, BH, Ipatinga, Governador Valadares, Arcos, Três Corações, Lavras e encerrando com um segundo show em Divinópolis. Em todos os show a banda Zé Guela contará com a participação  especial d”O Clown(Daniel Penido) e Os Tambores”.

O Projeto QBM:

O Projeto Quinta da Boa Música já no oitavo ano e na 288ª edição, foi criado em 2009 com a finalidade única de incentivar, apoiar e valorizar a produção musical na cidade e criar intercâmbios com grupos da região, do estado e de todo o País. Através da parceria com músicos e bandas que espontaneamente participam do projeto promove-se junto ao público de todas as idades e sem distinção qualquer, a oportunidade de laser, de entretenimento cultural, proporcionando ainda o acesso livre e gratuito aos bens culturais da cidade, ocupando o importante e histórico espaço cultural que é o conjunto arquitetônico da antiga Estação Ferroviária de Varginha, hoje tombado pelo Conselho do Patrimônio Cultural e mantido pela Fundação Cultural de Varginha.

O Projeto “QBM” é uma realização da Prefeitura de Varginha por meio da Fundação Cultural e conta com o apoio da Tribos SA, Espaço Livre Distribuidora, Policia Militar, Guarda Civil Municipal e de toda imprensa da região.

Nesta semana o show Ze Guela convida o Clown tem a realização do Governo de Minas Gerais/Secretaria de Estado da Cultura/Fazenda através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ICMS e o patrocínio da Katuxa.

As bandas interessadas em participar do projeto deverão, inicialmente, solicitar o cadastramento no SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA, pessoalmente ou por e-mail, de segunda a sexta, no horário comercial na sede administrativa da Fundação Cultural na antiga Estação Ferroviária de Varginha, na Praça Matheus Tavares, 121, centro, telefone (35) 3690 2700.

Mais informações na Coordenadoria de Eventos com o Produtor Rosildo Beltrão pelo telefone (35) 3690 2708, ou pelo e-mail: [email protected]

Maiores detalhes:

www.varginhacultural.com.br – https://www.facebook.com/QuintaDaBoaMusicaEmVarginha

Acessem e conheçam mais nos links de Ze Guela abaixo :

http://www.myspace.com/zeguela

http://www.oinovosom.com.br/zeguela

http://www.palcomp3.com.br/zeguela

http://ze-guela.conexaovivo.com.br

http://www.twitter.com/zeguela

,http://clubecaiubi.ning.com/profile/ZeGuela

www.zeguela.com

Contato com a banda: Ze Guela (37) 9 9119 4016