2ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (10/08), Varginha participará da programação da 2ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. A partir das 19h acontecerá mais uma edição do projeto Leia Mulheres, com um bate-papo sobre o livro A cor púrpura, de autoria de Alice Walker.

O evento será aberto ao público com entrada gratuita. A mediação será da escritora Luciane Madrid Cesar.

A Biblioteca Pública e o Museu Municipal de Varginha estão localizados na Praça Governador Benedito Valadares, nº 141 – Centro. Mais informações pelo (35) 3690-2141 (WhatsApp).

Sobre o livro

Alguns dos personagens mais marcantes da literatura estão em A cor púrpura, ganhador do Prêmio Pulitzer de 1983 e inspiração para o filme homônimo dirigido por Steven Spielberg em 1985.

A cor púrpura é a história de Celie – por volta do período de 1900 a 1940 -, pobre, negra e praticamente analfabeta, no Sul dos Estados Unidos. Brutalizada desde a infância, a jovem foi estuprada pelo padrasto e depois forçada a se casar com Albert, um viúvo violento, pai de quatro filhos, que enxergava a esposa como empregada e lhe impunha sofrimentos físicos e morais rotineiramente.

Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas começou em 2022. É um convite para que bibliotecas públicas e comunitárias e museus públicos e privados de Minas Gerais ampliem o horário de funcionamento mensalmente, na segunda quinta-feira do mês.

Essa edição contará com a participação de 40 equipamentos situados em doze regiões do Estado com diversas atividades culturais ao público, como shows, oficinas de arte, espetáculos teatrais e exposições.

O objetivo é proporcionar um maior acesso aos equipamentos culturais e suas atividades, que incluem saraus literários, clubes de leitura, encontros com escritores, exibições de vídeos, instalações culturais, performances artísticas, apresentações de dança, empréstimo de livros, dentre outras atrações.

A ação é realizada por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus).

Em Varginha, o evento conta com a produção da Biblioteca Pública e do Museu Municipal, órgãos da Prefeitura de Varginha geridos pela Fundação Cultural.