4ª Conferência Municipal de Cultura reúne classe artística em Varginha para discutir políticas culturais

O Theatro Capitólio recebeu nesta segunda-feira (11/09) a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Varginha, evento que reuniu dezenas de profissionais da arte e da cultura da cidade para discutir políticas públicas voltadas ao setor. O evento foi iniciado às 8h e prosseguiu até 20h, com palestras, mesas redondas e grupos de discussão, que envolveram seis eixos propostos pelo Ministério da Cultura. Além da participação presencial, todas as discussões foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis no YouTube.com/@varginhacultural (links disponíveis logo abaixo).

A abertura contou com a participação do vice-prefeito Leonardo Vinhas Ciacci, do diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, e da secretária municipal de Turismo e Comércio, Rosana Carvalho.

Representando o prefeito Vérdi Lúcio Melo, Leonardo Ciacci enfatizou que “nossa administração tem investido em todas áreas do município, dentre elas a cultura. Vocês são os protagonistas desse setor na nossa cidade e estamos aqui para apoiar as iniciativas que daqui saírem. Temos pessoas extremamente competentes que irão realmente fazer propostas que serão significativas não só para a nossa cidade, mas para as conferências em âmbito estadual e nacional”.

De acordo com Marquinho Benfica, “o trabalho da Fundação Cultural tem buscado sempre a transparência e o diálogo com os mais diversos setores da arte e da cultura do município. O compromisso é sempre valorizar quem se dedica, com tanto esmero e talento, a difundir nosso patrimônio cultural. Varginha tem um setor cultural rico e diversificado, com profissionais inovadores e criativos”.

De acordo com Rosana Carvalho, “vamos utilizar esse é um espaço democrático, em que a gente pode sair daqui com proposições importantes que vão realmente fomentar o turismo e a cultura do nosso município e da nossa região”.

A primeira palestra foi feita por Platinny Paiva, presidente-executivo da AME Cultura com a palestra sobre o eixo “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura”. Uma mesa redonda tratou sobre o tema “Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural”, com participação de Everton Wilson Ribeiro, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir); Érika Tobias, diretora Ajayô Assessoria e membro do Compir; Marina Cezário dos Santos Felipe, presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB – Varginha e membro do Compir; e Nathália Marques de Souza, líder de Diversidade no Grupo Unis e membro do Compir. O Prof. Dr. Paulo Roberto Rodrigues de Souza – diretor da Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha discutiu o eixo “Democratização do acesso à cultura e Participação Social”.

À tarde, houve a palestra do eixo “Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade”, feita pela mestranda em Economia pela Unifal-MG, Rebecka Camondá Pereira. Em seguida, aconteceu a mesa redonda “Identidade, Patrimônio e Memória”, que teve como debatedores Rosana Aparecida Carvalho, secretária municipal de Turismo e Comércio; José Manoel Magalhães Ferreira, presidente do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural e secretário municipal de Desenvolvimento Social; e Danielle de Souza Guimarães, coordenadora técnica do Patrimônio Cultural. A última palestra “Direito às Artes e às Linguagens Digitais” foi conduzida por Thiago Dornelis de Moura, presidente da Comissão do 3º Setor da OAB Varginha.

Os participantes foram divididos em seis grupos temáticos para discutir potencialidades, problemas e elaboraram 5 propostas para cada eixo. Dentre as 30 propostas, o plenário fez a votação de 10 a serem encaminhadas ao poder executivo municipal. Algumas delas, que tratam sobre temas estaduais, serão enviadas à conferência estadual.

Foram eleitos também três delegados que representarão Varginha na Conferência Estadual, que deve ocorrer em novembro, em Belo Horizonte. Pela sociedade civil, Marina Azze e Gabriela Gonçalves. Pelo governo municipal, Wender Reis.

Confira as fotos:

Mesa de abertura

Palestras e mesas redondas

Classe artística e discussões

Reveja as palestras e discussões