4º Seminário de Patrimônio Cultural reúne gestores de 20 cidades da região em Varginha

Na tarde desta quinta-feira (30/06) foi realizado no auditório do Inprev o 4º Seminário de Patrimônio Cultural de Varginha. O evento reuniu gestores, conselheiros municipais de cultura e patrimônio, estudantes, pesquisadores, professores e profissionais ligados à área de 20 cidades da região para discutir o tema “Gestão, Patrimônio e Políticas Públicas”.

O prefeito Vérdi Lúcio Melo fez a abertura do evento reafirmando a importância da cultura e da preservação da história e do patrimônio. O prefeito ressaltou a conquista do município que ficou mais uma vez em 1º lugar no Sul de Minas no ICMS Patrimônio Cultural e os investimentos que vem sendo feitos pela administração como a aquisição do Cine Rio Branco, a reforma do Theatro Capitólio e o apoio ao 5ª da Boa Música e ao projeto Seresta na Praça, dentre outros projetos da Fundação. Vérdi Melo falou ainda do projeto do Museu do Café que está em fase de planejamento. “A nossa administração avança em todas as áreas, buscando melhorias contínuas para nossa população”, destacou o prefeito.

Prefeito Vérdi Lúcio Melo

Já o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, destacou que “o 4º Seminário do Patrimônio Cultural de Varginha é um instrumento de educação patrimonial que tem por objetivo sensibilizar a comunidade para uma atuação amparada em uma visão contemporânea do patrimônio cultural e também promover a reflexão sobre a questão da preservação do patrimônio para a construção da memória e da identidade. Ao difundir a informação sobre a proteção dos bens culturais, como da gestão e seus instrumentos, esperamos abrir caminho para uma relação cada vez mais próxima e transparente com a sociedade”.

Diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica

O evento contou ainda na mesa de abertura com a presença do vice-prefeito Leonardo Vinhas Ciacci; do vereador Apoliano de Jesus Rios, representando a Câmara de Varginha; e do presidente do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural, José Manoel Magalhães Ferreira.

O seminário contou com as palestras presenciais “A Preservação do Patrimônio Cultural e seus Instrumentos”, conduzida pelo arquiteto Amon Lasmar; e “Gestão do Patrimônio Cultural e a importância dos Conselhos Municipais”, realizada por José Manoel Magalhães Ferreira, presidente do Conselho de Patrimônio Cultural de Varginha. Por meio de videoconferência, participaram Júlio Ferreira Leite Filho, analista do Patrimônio Cultural do IEPHA-MG, com a palestra “Fundo Municipal do Patrimônio e o ICMS Patrimônio Cultural” e João Paulo Martins, arquiteto do IPHAN/MG que abordou o tema “Intervenções em Edifícios Históricos”.

O evento foi transmitido ao vivo pelas plataformas de mídia social da Fundação Cultural. Assista abaixo:


Confira as fotos do evento

Acesse as apresentações em .pdf

Deixe um comentário