9º Encontro Anual de Folia de Reis de Varginha reúne centenas de pessoas no domingo

Centenas de pessoas acompanharam neste domingo (08/01) as atividades que marcaram o 9º Encontro Anual de Folia de Reis, realizado pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. Às 14h, o padre Roberto Nogueira celebrou a Missa em Ação de Graças na Matriz do Divino Espírito Santo. A fé inabalável do povo varginhense marcou a celebração, com a benção das bandeiras das Companhias de Reis e dos foliões.

Vaniria Diniz Silva, moradora do bairro Nova Varginha, soube da missa pela Rádio Melodia FM e acompanhou pela primeira vez a cerimônia eucarística. “Desde de pequena eu acompanhava as companhias. A gente não pode deixar essa cultura acabar, porque ela demonstra a fé, principalmente dos católicos. Foi uma celebração linda! Vou acompanhar sempre nos próximos anos”, disse Vaniria.

“Essas maneiras de expressar a fé merecem o respeito e apoio da Igreja, pois manifestam o sentimento religioso e a piedade da alma do povo que busca, na religiosidade popular, saciar a sede do Deus vivo, e nele encontrar soluções para seus problemas existenciais. Torna-se, assim, expressão da espiritualidade popular”, disse o padre Roberto Nogueira.

O prefeito Vérdi Lúcio Melo acompanha todos os anos a celebração na Igreja Matriz de Varginha. Ele destacou que “além de preservar essa cultura centenária, nós também preservamos a nossa religião. Eu sou católico, sempre prestigiei as festas de Santos Reis, as Pastorinhas e sou muito devoto de São Judas Tadeu. Então eu acho que preservar a religião, você preserva a família. Nós, enquanto poder executivo, temos que, além de fazer o incentivo, também de participar”.

Logo após a Missa em Ação de Graças, as Companhias subiram a Avenida Rio Branco até chegarem à Concha Acústica Mariângela Calil e à Praça do ET. Muitas pessoas acompanharam as companhias neste trajeto e nem a chuva que caia na cidade atrapalhou os foliões e o público. O evento foi conduzido pelo diretor da Rádio Melodia FM e apresentador da Rádio Melodia FM, Fabiano Thibé.

Para o vice-prefeito Leonardo Ciacci “apesar do tempo chuvoso, estão todos muito animados. Nós esperamos realmente que hoje a concretização dessa festa muito linda, através dessa missa e do encontro de todos na concha acústica”.

O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, ressaltou o investimento feito pelo município para a manutenção das companhias e enfatizou a alegria de ver o encontro acontecer após dois anos de restrição causada pela pandemia de covid-19. “A Folia de Reis é centenária. Passamos dois anos, devido à pandemia de covid-19, realizando o evento de forma remota. Esse ano, apesar da chuva, vamos conseguir levá-los para a concha acústica. A Fundação Cultural investiu 30% a mais esse ano para cada uma das 24 companhias cadastradas. Então sempre vamos nessa cultura popular e de muita fé. Eu tenho muita fé em Santos Reis”, disse o superintendente da Fundação.

Participaram do encontro as Companhias de Reis Cardoso e Amigos, Embaixada Santa, Imaculada Mãe dos Anjos, Irmãos da Fé, Lenço Preto, Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora do Rosário, Poeirinha & Amigos, Rei dos Reis, Santo Expedito, São João Batista, São Jorge, São José, São Lázaro e São Marcos.

O presidente da Câmara de Varginha, Apoliano Rios, disse que “é muito importante todo trabalho que a Fundação Cultural tem feito, porque é uma cultura nossa, é uma cultura do nosso povo. Nós temos Companhias de Reis aqui na nossa cidade com mais de 100 anos e vemos muitas crianças que estão sendo inseridas. Então isso é muito importante para o nosso município, para que essa cultura não morra”.

O diretor do Museu Municipal e organizador do evento, Lindon Lopes, destacou a importância das Companhias de Reis para Varginha. “É uma manifestação da nossa cultura popular que deve ser preservada. É gratificante ver tantas pessoas acompanhando as apresentações das companhias e demonstrando essa fé aos Santos Reis”, afirmou Lindon Lopes.

As fotos e vídeos do Encontro podem ser acessadas no Facebook da Fundação Cultural em fb.com/varginhacultural.